Seres vivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1616 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Junções celulares

Junções celulares são interconexões com outras células ou com a matriz celular, podendo ser assim, junções intercelulares (célula-célula) ou junções célula-matriz. As células de um tecido ou órgão estão interconectadas com outras células e com matriz extracelular por meio de estruturas especializadas da membrana plasmática que se denomina junções celulares.As junções celulares se classificam em:

Junção de oclusão: é conhecida como zonula occludent ou tight function formando cinturão ao redor da célula epitelial. Separando os fluidos com composição química diferente em cada lado. A espessura da membrana dessa junção e menor do que as espessuras totais de unidades da membrana plasmática conhecida como transporte paracelular. A zonula deOclusão liga-se aos microfilamentos de actina através de moléculas importantes na sinalização intracelular.
A zonula de adesão forma também um cinturão contínuo ao redor da célula que se une às adjacentes através de ligações entre moléculas de adesão dependentes de Cálcio (Caderinas). Essas proteínas transmembranares estão ancoradas aos microfilamentos de actina através de moléculassinalizadoras.
Até metade do século XX acredita-se que a junção de oclusão fosse estrutura totalmente impermeável e não regulável da membrana plasmática das células epiteliais, hoje sabemos que essa junção apenas limita a difusão passiva de íons pequenas moléculas espaço intercelular. A junção tem função de barreira de difusão onde é crucial nos casos dos epitélios que revestem a cavidade esuperfícies livres do organismo, onde delimitam compartimentos de composição química como epitélios intestinal, renal, da bexiga e etc. A perda desta oclusão significa a dissipação do gradiente eletroquímica entre os lados dos epitélios e com a consequência de comprometimento da fusão destes órgãos.
Além de base de proteção ela desempenha outra função importante que é manutenção da polaridade celularonde é caracterizada pela distribuição assimétrica de proteínas e lipídios entre o domínio apical e basolateral da membrana plasmática. A polaridade é importante para epitélio intestinal e renal que dependem da distribuição de proteínas transportadoras na membrana para absorção e transporte transepitelial. Mais é importante lembrar que a manutenção de polaridade depende também de outra junção deadesão e citoesqueleto.
A função de barreira de oclusão é utilizada em varias técnicas, analise por imunocitoquimica e microscopia eletrônica, medição de resistência elétrica transepitelial, medição do fluxo transepitelial conhecidos como marcadores extracelulares que atravessa o epitélio pela via celular cruzando a junção de oclusão.
Existe a tratamentos e substâncias que aumentam apermeabilidade de junção de oclusão exemplo aumento do cálcio intracelular diminuição de Ph citoplasmático e dos cálcios extracelular e exposição a certos hormônios citocina.






[pic]









Junções Celulares
As células de organismos multicelulares estão organizadas em grupos chamados tecidos. Nos tecidos existem também uma rede complexade macromoléculas chamadas de matriz extracelular. Para esta organização é necessário a existência de junções célula-célula e célula-matriz.
Neste sentido, os tecidos epitéliais e conjuntivo representam dois extremos. Como no tecido conjuntivo há abundância de matriz extracelular um número reduzido de células, predomina-se as junções célula matriz. Já no tecido epitelialas células estão firmemente unidas em camadas e a matriz extracelular é escassa, consistindo apenas da fina camanda que constitui a lâmina basal. Assim, no tecido epitelial há predominio das junções célula-célula. As junções celulares estão presentes em todos os tipos de tecidos.
Há três tipos de junções:
Junções bloqueadoras: selam as células adjancentes em uma...
tracking img