Relatorio e estagio supervisionado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 9 (2249 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Este relatório referente ao Estágio Supervisionado II da disciplina Prática de Ensino de Ciências Naturais e Química do curso de Licenciatura em Química, no decorrer do 7º período é uma atividade curricular obrigatória segundo a resolução de número 021/2003 e acima de tudo uma prática importante para o amadurecimento do graduando em relação ao exercício do educando.
Oestágio tem como principal objetivo preparar o licenciando a prática do ensino na sua área específica, tendo como objeto de estudo a Escola Estadual Brandão de Amorim, pois, desenvolve os níveis de ensino exigidos como prática para o campo de estágio II. Nesta fase foram realizadas 50 (quarenta) horas/aulas, sendo observadas as turmas do 6º ao 8º ano da modalidade do ensino especial avançar.
Orelatório Estágio Supervisionado II, serviu para investigar como ocorre o ensino de Ciências Naturais dentro do contexto escolar nas turmas do 6º ao 8º ano do ensino fundamental – no período de 08.09 a 20.10.2011. O estágio busca articular e construir saberes, a partir da prática docente, na escola da rede pública.
A primeira parte desse relatório vem detalhar pouco a pouco o diagnóstico daEscola Estadual Brandão de Amorim como aspectos humanos. Em seguida expõe-se uma apreciação acerca dos referenciais teóricos selecionados para embasamento de resenhas e fichamentos que nos levam a reflexão sobre o ensino de Ciências Naturais, processo de ensino baseado no cotidiano vivenciado , no sentido de melhorar a pratica pedagógica vigente, os aspectos gerais e por último seráapresentado os resultados do estágio supervisionado II.
Vale ressaltar que este documento apresenta também as considerações, referenciais e o apêndice. Espera-se que este relatório seja de grande relevância no mundo da educação, especialmente nas instituições de ensino do Estado e do Município, trazendo contribuições significativas a todos aqueles que almejam por um ensino de qualidade.

ASPECTOSHUMANOS


No decorrer do estágio detectou-se que todos os profissionais que atuam na escola agem em equipe. A ajuda é mutua entre eles. Pode-se também observar funcionários cumprindo a risca suas atividades e que são de sua atribuições, mas buscam fazer o melhor conforme as necessidades do momento, mantendo a qualidade no atendimento e a regularidade do funcionamento escolar.
Osprofessores junto à equipe pedagógica fazem seus planejamentos conforme a realidade dos discentes. São feitas críticas e sugestões conforme a necessidade de fazer algumas modificações que envolvem os alunos, no qual estes têm direito de expor sua opinião.
Essa harmonia se da pela forma democrática que a gestora incutiu em cada indivíduo que faz parte do desenvolvimento da escola.


FUNDAMENTAÇÃOTEÓRICA

Toda aula deve conter algo novo e durante esse período que esteve exposta as experiências educacionais, que pretendem contribuir para uma prática e desenvolver bases analíticas para o trabalho profissional consciente. Os teóricos asseguram que a experiência do estágio é a principal fonte para a aquisição de conhecimento e habilidades essenciais ao bom professor. Isto é, fonte deaquisição de um aprendizado único e ampliador do meu entendimento sobre a prática ensino-aprendizagem. Segundo Gomes:


“... Comparar (colocar lado a lado dois eventos semelhantes, reconhecendo seus diferentes contextos e os contextos maiores que os unem ou os fazem parecidos) deve ser uma atitude consciente que ajude no encaminhamento da compreensão do eventopesquisado. Comparar também ajuda o pesquisador a relativizar o que esta observando e a contextualizar eventos dentro de uma amplitude maior.” (GOMES, 2008. p.64).






Aos professores de ciências naturais compete o dever e a responsabilidade de adotar uma atividade pedagógica realmente capaz de oferecer resultados mais positivos e gratificantes. Atividade esta que proporcione um estudo mais...
tracking img