Senhor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3299 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Este trabalho corresponde a avaliação da cadeira de Inteligência Artificial do 4º Ano, 1º semestre do ano lectivo de 2009 do Curso de Informática do DIEE (Departamento de Informática, Eletrônica e Eletrotécnia) da Faculdade de Engenharia da UAN (Universidade Agostinho Neto). Nele apresentaremos uma metodologia baseada em multicritério para a escolha da melhor rede para serimplementada dentre três alternativas.

2. OBJECTIVO

O projecto consiste no estudo de duas redes (Ethernet e Wi-Fi) para a escolha do melhor a ser implementada no DIEE (Departamento de Informática, Eletrônica e Eletrotécnia) da Faculdade de Engenharia da UAN (Universidade Agostinho Neto). Para tal, será usado o método AHP (Analytic Hierarchic Process ou Método de Análise Hierárquica) para aescolha inteligente da melhor entre as duas por intermédio de entrevista aos estudantes.







3. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

3.1. DESCRIÇÃO DAS REDES

3.1.1. REDES ETHERNET

Ethernet é uma tecnologia de interconexão para redes locais - Local Area Networks (LAN) - baseada no envio de pacotes. Ela define cabeamento e sinais elétricos para a camada física, e formato de pacotes e protocolospara a camada de controle de acesso ao meio (Media Access Control - MAC) do modelo OSI. A Ethernet foi padronizada pelo IEEE como 802.3. A partir dos anos 90, ela vem sendo a tecnologia de LAN mais amplamente utilizada e tem tomado grande parte do espaço de outros padrões de rede como Token Ring, FDDI e ARCNET

Ethernet é baseada na idéia de pontos da rede enviando mensagens, no que éessencialmente semelhante a um sistema de rádio, cativo entre um cabo comum ou canal, às vezes chamado de éter (no original, ether). Isto é uma referência oblíqua ao éter luminífero, meio através do qual os físicos do século XIX acreditavam que a luz viajasse.




Cada ponto tem uma chave de 48 bits globalmente única, conhecida como endereço MAC, para assegurar que todos os sistemas em uma ethernettenham endereços distintos.

Tem sido observado que o tráfego Ethernet tem propriedades de auto-similaridade, com importantes conseqüências para engenharia de tráfego de telecomunicações
Os padrões atuais do protocolo Ethernet são os seguintes: - 10 megabits/seg: 10Base-T Ethernet (IEEE 802.3) - 100 megabits/seg: Fast Ethernet (IEEE 802.3u) - 1 gigabits/seg: Gigabit Ethernet (IEEE 802.3z) - 10gigabits/seg: 10 Gigabit Ethernet (IEEE 802.3ae).

3.1.2. REDES WI-FI

Uma rede sem fio se refere a uma rede de computadores sem a necessidade do uso de cabos – sejam eles telefônicos, coaxiais ou ópticos – por meio de equipamentos que usam radiofrequência (comunicação via ondas de rádio) ou comunicação via infravermelho, como em dispositivos compatíveis com IrDA.







Wi-Fi foi umamarca licenciada originalmente pela Wi-Fi Alliance para descrever a tecnologia de redes sem fios embarcadas (WLAN) baseadas no padrão IEEE 802.11. O termo Wi-Fi foi escolhido como uma brincadeira com o termo "Hi-Fi" e pensa-se geralmente que é uma abreviatura para wireless fidelity, no entanto a Wi-Fi Alliance não reconhece isso. Comumente o termo Wi-Fi é entendido como uma tecnologia deinterconexão entre dispositivos sem fios, usando o protocolo IEEE 802.11
O padrão Wi-Fi opera em faixas de freqüências que não necessitam de licença para instalação e/ou operação. Este fato as tornam atrativas.

Para se ter acesso à internet através de rede Wi-Fi deve-se estar no raio de ação ou área de abrangência de um ponto de acesso (normalmente conhecido por hotspot) ou local público onde opererede sem fios e usar dispositivo móvel, como computador portátil, Tablet PC ou Assistente Pessoal Digital com capacidade de comunicação sem fio, deixando o usuário do Wi-Fi bem à vontade em usá-lo em lugares de "não acesso" à internet, como: Aeroportos.








3.2. UM POUCO SOBRE O MÉTODO AHP

A mais recente vertente de desenvolvimento metodológico no contexto da tomada de decisão...
tracking img