Semiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1822 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Rondônia

Professora. Aparecida Zuin

Analise semiótica a luz da teoria de Charles Sanders Peirce
Art.1 da Constituição Federal do Brasil

Porto Velho
2013

SEMIÓTICA PEIRCEANA- TRIÁDICA
PARA PEIRCE O ESTUDO DO SIGNO SERÁ ANALISADO EM TRÊS FASES : A PRIMEIRIDADE, A SECUNDIDADE E A TERCEIRIDADE.
TRABALHO DE SEMIOTICA – ANÁLISE SEMIOTICA

No presente trabalhoanalisaremos o artigo primeiro da constituição brasileira de 1988. Em seu artigo primeiro a constituição estatui que a republica federativa do Brasil, que é formada pela união indissolúvel dos estados e municípios e do distrito federal, constitui-se em estado democrático de direito e tem como fundamentos a soberania; a dignidade da pessoa humana; a cidadania; os valores sociais do trabalho e dalivre iniciativa; o pluralismo político. assim como também estabelece em seu parágrafo único que o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos da constituição.
A analise semiótica ira focar em termos que possuem um caráter muito vago e amplo,ao mesmo tempo, de sentido .Sua interpretação depende do interprete e sofre toda a sua subjetividadeenquanto ser humano que é. Assim, como será analisado o surgimento dos termos/signos e seu processo de desenvolvimento até a sua ultima fase, a universalização.
Estado democrático de direito, soberania, dignidade da pessoa humana, cidadania, valor social do trabalho e da livre iniciativa , o pluralismo político e o poder que emana do povo, todos esses elementos serão analisados em sua visão designificante e significado. Após passaremos para uma analise triádica desses elemento que são signos pois representam algo.
O significante é de difícil compreensão nestes signos,pois os mesmos são abstratos e não possui um significado considerado universal, o significante expressa o que o signo é como objeto ou significado próprio , independentemente do interprete. Já o significado traduz o que osigno representa para cada interprete, ou seja, cada um interpreta algo de acordo com suas ideologias, sentimentos, experiência, a cultura e muitos outros fatores que influenciam na interpretação dos signos.
Analise Peirceana
Estado democrático de direito
Enquanto significado, este signo pode ser compreendido das mais diversas formas. Conforme a cultura, a região, o pais, a ideologia, ogovernante, a religião e muitos outros fatores, um conjunto de direitos que é garantidos e uma forma de governo podem ser considerados democráticos, porém, quando esses fatores mudam, muda-se a mentalidade, e os mesmo direitos e a mesma forma de governo podem ser considerados anti-democratico. É o velho ditado: tudo depende do ponto de vista do observador e do ângulo em que ele esta olhando.
Em relaçãoao significante, é pacifico que estado democrático de direito é aquele no qual sua sociedade vive feliz, há direitos fundamentais garantidos pelo estado e o poder , de fato,se encontra nas mãos do povo.
Esse signo nasceu em tempos que os estado era absolutista e os seus cidadãos eram privados de direitos fundamentais e necessários para um vida digna. A partir disso o signo foi se desenvolvendona cabeça de todos aqueles que sofriam nas mãos de um estado ditatorial. O signo entra então em sua primeiridade. Após o surgimento do signo na individualidade de cada um, viu-se que apenas pensar não tornaria algo real. Então, através de cartas de direitos, e revoluções o signo passou a ser expressado e difundido por todo o mundo. Assim, o signo já se encontrou na fase da Secundidade, pois elefoi difundido e expressado no mundo real. Após séculos de difusão de ideais democráticos, de revoluções , de brigas etc.. o signo estado democrático de direito foi universalizado e seu significado é conhecido universalmente como algo que é necessário para se viver bem. Visto isso, o signo entrou na ultima fase de Peirce, a terceiridade.
A soberania
Enquanto significado, a soberania dependerá...
tracking img