Seminario4

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1110 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Questão 1:
Nota: Não gerada
 
As relações sociais, em qualquer sociedade, se definem a partir de uma série de fatores, dentre os quais se destacam os aspectos culturais. Dependendo dos valores e dos costumes presentes em uma sociedade, as relações entre as pessoas e os grupos podem ser mais ou menos conflituosas. Que alternativa abaixo apresenta uma saída possível para a superação dosconflitos quando esses ocorrem nas relações sociais?
 
Alternativas
1 - A negação das diversidades de cada indivíduo e de cada grupo dentro de uma sociedade
2 -
A aceitação das diferenças sócio-culturais e o aprendizado do respeito mútuo.
3 -
O distanciamento físico entre os diferentes, uma vez que o contato social produz atitudes de rejeição ao “outro”.
4 -
Estímulo às representações sociaishomogêneas, que impedem a construção de práticas sociais diversificadas e heterogêneas.
5 -
Incentivo às práticas etnocêntricas, que levam os indivíduos a agirem de forma passiva diante da imposição de um único parâmetro cultural. 
Sua resposta
-------------------------------------------------
Sem resposta
Resposta gabarito
A aceitação das diferenças sócio-culturais e o aprendizado do respeitomútuo.
Comentário do gabarito
B - A superação dos conflitos existentes nas relações sociais é possível por meio da aceitação das diferenças sócio-culturais e do aprendizado do respeito mútuo.

Questão 2:
Nota: Não gerada
 
Como vimos neste primeiro semestre do curso de Serviço Social, a ciência que se dedica a estudar as diversidades existentes entre os grupos humanos é a Antropologia.Trata-se de um campo de conhecimento que se dedica a analisar cientificamente:
 
 
Alternativas
1 -
prioritariamente as relações entre as classes sociais, e a forma como a classe social economicamente dominante agride as menos favorecidas.
2 -
a origem comum de todos os povos, tendo em vista que para os antropólogos a análise da diversidade cultural impede a verdadeira compreensão da unidadehumana.    
3 -
a superioridade das culturas ocidentais capitalistas sobre os demais povos, em função de sua maior capacidade evolutiva.
4 -
os diferentes níveis de desenvolvimento e de evolução cultural presente na humanidade, e a natural incapacidade de modificação da dinâmica sócio-cultural por parte dos povos primitivos.  
5 -
os processos de construção e reconstrução da realidade social,tendo como base os diferentes arranjos sócio-culturais e o modo como se dão as relações humanas.
Sua resposta
-------------------------------------------------
Sem resposta
Resposta gabarito
os processos de construção e reconstrução da realidade social, tendo como base os diferentes arranjos sócio-culturais e o modo como se dão as relações humanas.
Comentário do gabarito
E - A ciênciaantropológica possibilita conhecer e compreender os processos de construção e reconstrução da realidade social, tendo como base os diferentes arranjos sócio-culturais e o modo como se dão as relações humanas no tempo e no espaço.

Questão 3:
Nota: Não gerada
 
O gráfico a seguir trata de uma das faces da atual realidade brasileira ao comparar dados relativos ao rendimento médio de homens emulheres a partir de um critério racial (cor da pele). Analisando atentamente as informações contidas no mesmo, o que se conclui?
 

 
Alternativas
1 -
Há igualdade entre homens e mulheres no Brasil. Isso somente foi possível graças às políticas públicas voltadas para as mulheres e para as minorias étnico-raciais.
2 -
Os “brancos” têm maior nível de renda em virtude de sua maior escolaridade.
3-
A desigualdade de gênero, étnico-racial e de renda ainda existente na sociedade brasileira.
4 -
Os “negros” têm menor renda que os “brancos”, mas não há uma explicação lógica para isto.
5 - Trata-se de um retrato do passado, pois de 2008 para cá o nível de renda entre os trabalhadores brasileiros subiu consideravelmente, diminuindo a distância histórica entre ricos e pobres.    
Sua...
tracking img