Lucia Santaella

Páginas: 7 (1548 palavras) Publicado: 17 de dezembro de 2014
“Somos humanos porque somos simbólicos. Falamos e gesticulamos. E isso nos faz humanos. Também rimos e choramos, outras marcas do humano. Além disso, sonhamos, fabricamos e trabalhamos. Mas isso não basta. Precisamos brincar, jogar, cantar, dançar. Tudo isso junto ainda não nos foi suficiente. A aventura da linguagem parece ser infinita…”
Lucia Santaella.
A estética das identidades nas redessociais
Segundo Lucia Santaella, embora o conceito de redes sociais seja mais amplo do que o de redes sociais na web, foi a internet que incrementou grandemente as possibilidades de formação, desenvolvimento e multiplicação de redes sociais. A característica principal dessas redes de interação incessante está na dinamicidade e na emergência, adaptação e auto-organização características dossistemas
Um dos pontos abordados pela pesquisadora foi a politização presente nas redes sociais. Santaella diz que, através das redes, movimentos sociais têm obtido maior amplitude para suas ideias e enfatizou que, devido ao fato de as redes sociais não serem monolíticas, permitem que haja também maior pluralidade de grupos defendo causas como direitos humanos, meio ambiente, educação, arte ecultura.
Outro aspecto considerado pela professora da PUC de São Paulo é o impacto das redes sociais nas relações de comércio. De acordo com ela, inicialmente as empresas não viam as redes sociais com bons olhos, eram tidas como ameaças. Com o passar do tempo, tornou-se necessário alterar essa perspectiva, as organizações descobriram como as redes sociais poderiam contribuir bastante no relacionamentoempresa-cliente. “As redes sociais mudaram o comportamento dos usuários on e off-line e era preciso que os profissionais de marketing e publicidade mudassem radicalmente suas estratégias”, afirma a palestrante.
Sobre o futuro das redes sociais, Lúcia Santaella foi comedida. “Se o Facebook continuará a apresentar uma trajetória ascendente ou não são conjecturas sem respostas acabadas”, declarou.Para a professora o fato é que o ambiente online não deixará de fazer parte das vidas das pessoas e como comunicar é uma necessidade humana, haverá ainda mais avanços tecnológicos que conduzirão a novas formas de comunicação. “A cada dia o computador se aproxima mais de nós, do nosso corpo. Antes eles eram enormes, agora são cada vez menores. Logo estarão colados nos nossos olhos e no nossocérebro. Comandaremos as máquinas através de nossos gestos. Temos de nos preparar para isso porque começaremos a conversar com os objetos”, antevê a professora.
Finalizando, segundo Santaella, é o preço pago com a criação e predomínio das redes sociais como meios de comunicação da atualidade. A pesquisadora citou a invasão de privacidade e o controle das ações dos indivíduos como a face escura das redessociais. “Um fator fundamental é que as pessoas aprendam a administrar suas identidades digitais, preservando suas intimidades. Mas isso é algo que cada um deve fazer por si próprio”, orienta.
Jogos
A história dos games é, dentre todas as mídias, aquela cujo ritmo de desenvolvimento se deu de modo mais assombrosamente rápido. Relatos dessa história, que foi determinada pela incorporaçãocontínua de inovações tecnológicas, podem ser encontrados em muitas fontes, inclusive na internet. Estes dependem do suporte utilizado: jogos para consoles ocorrem em um monitor de televisão a partir de um console próprio, como o Playstation; os jogos para computador ocorrem no monitor do computador a partir de seu próprio hardware e os jogos para arcades, que alguns chamam equivocadamente de Fliperama,são grandes máquinas integradas dispostas em lugares públicos.
Jogos e comunidades virtuais por Santaella
De acordo com Lucia Santaella, há duas necessidades básicas de que o ser humano depende para sobreviver: as necessidades físicas e as necessidades psíquicas. As primeiras são mais fáceis de explicar: o alimento, o abrigo, a reprodução, a reposição da energia etc. Estas o ser humano...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lucia santaella
  • Exemplos lucia santaella
  • Hipermidiatizacao Lucia Santaella
  • fichamento: O que é Semiótica
  • Resumo: o que é semiótica
  • Fichamento lucia santaella
  • Fichamento Livro O que é semiótica Lucia Santaella
  • Resumo semiótica aplicada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!