Seminario de araxa alto daboa vista teorizaçao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (271 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DOCUMENTO DE ARAXÁ

Do primeiro seminário de teorização do Serviço Social, em 1967, no Rio de Janeiro, nasce o Documento de Araxá, no qual ficam assentes alguns pontos em relação aoexercício da profissão de Assistente Social.

Natureza

Embora o Serviço Social não tenha alcançado ainda uma definição satisfatória é considerado uma técnica social na medida em que tem influência nocomportamento humano e social. A conceptualização do Serviço Social como disciplina permite a sistematização de instrumentos de intervenção social. No entanto, o facto dos profissionaisterem uma base de trabalho bastante prática, poderá prejudicar os seus contributos em termos teóricos, retardando a existência de um quadro de referência no contexto das ciências técnicas.Referências (teórico-cognitivas e valorativo-éticas)

O Serviço Social deve conter uma abordagem em função do modelo básico de desenvolvimento; tal permitirá que a sua actuação venha a responderaos desafios que são colocados ao profissional.

Poderá definir-se a profissão como "Ciência Social Aplicada" na medida em que conjuga conhecimentos da Sociologia, Antropologia, Psicologia,Economia ou Política. De uma forma geral, o Serviço Social é colocado no quadro especulativo-prático, aplicando, ora conhecimento próprios, ora conhecimentos das outras ciências.

A participaçãodo homem, sujeito e objecto da intervenção, requer um trabalho cientificamente estruturado.

Nas referências teóricas encontramos os fundamentos da intervenção do Serviço Social:

- opostulado da pessoa humana, central em qualquer intervenção;

- o postulado da sociabilidade essencial da pessoa humana, enquanto direito intrínseco da sua auto-realização.

Quanto às referênciasvalorativas ou éticas encontramos essencialmente o quadro de valores que é a "Declaração Universal dos Direitos Humanos" (dignidade, liberdade, auto-determinação, justiça e democracia).
tracking img