Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1217 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Artigo Cientifico: Diferenciações entre a Contabilidade Financeira e a Contabilidade Gerencial:Uma pesquisa empírica a partir de pesquisadores de vários países
Publicação: Revista Contabilidade & finanças - USP

O artigo trata-se de uma pesquisa feita em 24 países, a fim de identificar os elementos quepodem apresentar diferenciações entre Contabilidade Financeira e Contabilidade Gerencial, onde a pesquisa de campo foi desenvolvida por meio da aplicação de um questionário, respondidos por especialistas da área.
As diferenças entre alguns elementos que diferenciam os dois tipos de contabilidade reforçam a necessidade de um sistema de informação contábil, que possa atender igualmente seusprincipais grupos de usuários, os externos e os internos.
A principio surge uma grande dúvida, o que surgiu primeiro: A contabilidade Financeira, a que é voltada para os usuários externos, ou, a Contabilidade Gerencial que é voltada para os usuários internos, como um apoio no processo decisório?Bem, alguns autores dizem que as duas necessitam tomar rumos diferentes, mas, há aqueles que afirmam quea contabilidade em si, ainda possa ser única, no entanto, pode-se afirmar que na verdade a separação nos dois grupos (externos e internos) decorre no entendimento de que os usuários são diferentes e que apresentam distinções significativas em suas necessidades e expectativas, onde, ambos os grupos buscam utilizar a contabilidade como fonte básica no processo decisório, mas não a utilizam da mesmaforma.
Na Contabilidade para usuários externos, ou seja, a Contabilidade Financeira existem vários usuários, entre eles, acionistas controladores, os gestores de fundos de órgãos que representam o governo, etc. Já a Contabilidade voltada para os usuários internos, a Contabilidade Gerencial, tem diferentes tipos de usuários dentro do nível hierárquico da organização, porem os usuários internos,dentro de cada uma das contabilidades, tem algo em comum que é o acesso as informações em maior profundidade que os externos.
A contabilidade Financeira é a parte do sistema que provê informações para usuários externos e é orientada pelos princípios geralmente aceitos da contabilidade.
Mesmo para os especialistas esse tema não é percebido, pois existem componentes por eles consideradoscomo não específicos, ou seja, não seriam unicamente aplicados a contabilidade para usuários externos, ela provem também dos órgãos reguladores.
De maneira geral, o objetivo da contabilidade financeira se confunde com o objetivo das demonstrações contábeis que para fins de publicação externa, precisam atender aos princípios e normas da contabilidade financeira.
Quanto a ContabilidadeGerencial, constitui-se na parte do sistema contábil que se dedica as informações para usuários internos da entidade, ela tenta ao mesmo tempo, ser abrangente e concisa, ajustando-se constantemente para se adaptar ás mudanças tecnológicas, ás mudanças nas necessidades dos gestores e novas abordagens das outras áreas funcionais dos negócios.
As etapas da composição do processo que envolve acontabilidade gerencial são asemelhantes, algumas mais abrangentes e detalhadas. Ela produz informações que são direcionadas aos gestores responsáveis pelo processo decisório, onde esta auxilia os gestores a atingir objetivos organizacionais.
O artigo traz o conceito da Contabilidade Gerencial por vários autores, onde entre eles estão Louderback it AL(2000),que afirma que a Contabilidade Gerencial provêinformações para dar apoio as necessidades dos gestores internos das organizações.Os autores Hansen e Mowen(1997) diz que a Contabilidade Gerencial tem como objetivo identificar,coletar,mensurar,classificar e reportar informações que são úteis para os gestores no planejamento ,controle e processo decisório,os autor Horngren também afirma que ele serve para medir e reportar as informações...
tracking img