Semeadura de bacteria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (708 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Seres invisíveis a olhos nu como as bactérias, estão presente em todas as parte inclusive em nossas mãos. Essas micro partículas, podem causar sérios problemas de saúde comodiarréia, hepatite, problemas estomacais entre outros tipos de doenças, as quais podem ser evitadas pelo simples ato de lavar as mãos.
Para identificar esses seres são feitos testes laboratoriaisnormalmente com a placa de Agar . A placa de contagem de Agar (PCA) é um meio nutritivo destinado à contagem total de microrganismos em materiais diversos que permite o desenvolvimento de uma variadagama de bactérias e leveduras, o que permite sua indicação para uso principalmente em controle microbiológico de alimentos.
A composição de contagem em placas de agar podem variar, mas normalmenteele contém ( w / v ): [1]
0,5% de peptona
0,25% de extracto de levedura
0,1% de glucose
1,5% de ágar
pH ajustado para neutro a 25 C .
Para fins de transporte, o produto pode permanecer emtemperatura ambiente por até 72h. No laboratório deve permanecer em geladeira (2-8 °C), condição em que se mantém estável até a data de vencimento expressa em rótulo, desde que isento de contaminação dequalquer natureza.

OBJETIVO

O experimento tem por objetivo verificar a ação de limpeza de anti-sépticos sobre as mãos, comparando a eficácia através de números de colônias na placa decontagem.

MATERIAIS

* Bico de bunsen
* Solução salina
* Álcool
* Agua corrente
* Swab
* Caneta
* PCA

MÉTODOS

* Pegar a placa de contagem de Agar (PCA), edividi-la em 3 partes iguais. Utilizar para isso a caneta, fazendo a divisão na parte de baixo(parte de fora) da placa.
* Identificar cada porção com os respectivos títulos: Mão Suja (S), Água (A),Álcool 70% (A+A).
* Umidecer o swab em solução salina e próximo à chama do bico de bunsen. Passar o swab sobre a palma da mão, sempre perto da chama, e entre os dedos e em seguida, passar o...
tracking img