Semana da arte moderna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (363 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho
De
Educação Artística
Semana da Arte Moderna
A semana da Arte Moderna, também chamada de semana de 22, ocorreu em São Paulo no ano de 1922, no Teatro Municipal.
Asemana, de certa maneira, nada mais foi do que uma ebulição de novas idéias totalmente libertadas, nacionalistas em busca de uma identidade própria e de uma maneira mais livre de expressão. Não setinha, porém, um programa definido: sentia-se muito mais um desejo de experimentar diferentes caminhos do que de definir um único ideal moderno.
*13 de fevereiro (segunda-feira)-casa cheia, aberturaoficial do evento. Espalhadas pelo saguão do Teatro Municipal de São Paulo, várias pinturas e esculturas provocam reações de espanto e repúdio por parte do público. O espetáculo tem início coma confusaconferência de Graça Aranha, intitulada “A emoção estética da Arte Moderna”. Tudo transcorreu em certa calma neste dia.
*15 de fevereiro (quarta-feira)-Guiomar Novais era para ser a grande atração danoite. Contra a vontade dos demais artistas modernistas, aproveitou um intervalo do espetáculo para tocar alguns clássicos consagrados, iniciativa aplaudida pelo público. Mas a “atração” dessa noite foia palestra de Menotti Del Picchia sobre a arte estética. Menotti apresenta os novos escritores dos novos tempos e surgem vaias e barulhos diversos (miados, latidos, grunhidos, relinchos...) que sealternam e confundem com aplausos. Quando Ronald de Carvalho lê o poema intitulado Os Sapos de Manuel Bandeira, (poema criticando abertamente o parnasianismo e seus adeptos) o público faz coroatrapalhando a leitura do texto. A noite acaba em algazarra. Ronald teve de declamar o poema, pois Bandeira estava impedido de fazê-lo por causa de uma crise de turbeculose.
*17 de fevereiro (sexta-feira)-Odia mais tranqüilo da semana,apresentações musicais de Villa-Lobos,com participação de vários músicos.O público em número reduzido,portava-se com mais respeito,até que Villa-Lobos entra de casaca,mas...
tracking img