Selita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5260 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gerência Gerência Gerência Gerência Diretor Assistência ao Cooperado Financeira Manutenção Vendas Industrial Geral

INTRODUÇÃO

O trabalho apresentará informações sobre a empresa capixaba: Selita. A cooperativa surgiu para sanar problemas sócios econômicos do Município de Cachoeiro de Itapemirim, pois naquela época o leite era colhido, congelado e encaminhado para o Rio de Janeiro, não tendoassim um bom retorno para os produtores, que tiveram a iniciativa de criar a cooperativa ”Casa do cooperativismo do Espírito Santo”. A cooperativa tem por objetivo o estimulo ao desenvolvimento tecnológico e a defesa econômica dos seus associados, em consonância com as atividades e possibilidades da empresa, especialmente no que se refere a pecuária do leite. A selita é hoje uma das empresas maisimportante para a economia do município de Cachoeiro de Itapemirim, criando oportunidade de empregos diretos e indiretos; mantendo um alto padrão de qualidade e tecnologia que começa no campo, onde os cooperados produzem o leite com muito esforço e dedicação, visando proporcionar aos consumidores produtos saudáveis, saborosos e confiáveis.

1

OBJETIVO

O objetivo deste trabalho é conheceras estratégias desta cooperativa para o alcance do sucesso que é hoje. Conhecer como pequenos produtores com as mais variadas dificuldades possíveis, aceitaram o desafio e se comprometem a mudar de vida, se multiplicando e se surpreendendo a cada dia. Conhecer um sentimento em comum a todos os produtores, quando a propriedade começa a ter resultados e desperta nele e em toda sua família, a visãode que a sua propriedade pode produzir muito mais do que ele jamais imaginou. Conhecer a presença marcante da Selita na história deste Município e na vida de tantas pessoas.

2

1. CONTEXTO HISTÓRICO

Selita foi fundada em Cachoeiro de Itapemirim no Espírito Santo, no dia 22 de outubro de 1938, por 25 produtores rurais que queriam mudar a história do leite no Espírito Santo. Após uma reuniãoentre os produtores apoiados pelo Dr. Djalma Eloy Hees e do secretário de Estado e Agricultura da época, o Dr. Carlos Lindemberg, ficou estabelecida a criação de uma associação que se tornaria a maior cooperativa De leite do estado do Espírito Santo. Esse grupo de produtores percebeu que juntos seriam mais fortes e poderiam alcançar seus objetivos. Naquela época, a Cooperativa apenas congelava oleite em latões e os enviava para Rio de Janeiro, através de trem, para a sede da CCPL (Cooperativa Central dos Produtores de Leite). Tempos depois, ela começou a receber muito leite e se desligou da Central. Inicialmente, fabricou-se leite C, manteiga, queijos e requeijão. Hoje a linha possui mais de 110 itens de produtos. Para a Selita chegar a esses números, todos os setores da empresa têmpassado por um processo de evolução através de constantes treinamentos. Sempre priorizando a qualidade, desde a coleta do produto feita a granel até o beneficiamento na indústria, buscando a excelência em todos os produtos. O tempo passou e o espírito cooperativista permaneceu em todas as gerações posteriores, prosseguindo até os dias de hoje.

2. MISSÃO

A missão da Selita é oferecer produtossaudáveis, saborosos e confiáveis, valorizando a qualidade de vida no campo e na cidade.

3

3. VISÃO

A visão a Selita é em 2018, ser a maior e melhor empresa capixaba de alimentos.

4. VALORES

Ajuda

mútua,

responsabilidades,

democracia,

honestidade,

transparência,

comprometimento social e ambiental.

5. CONTROLE DE QUALIDADE DO LEITE

Um dos maiores desafios daSelita é a obtenção de leite com a qualidade exigida pela Instrução Normativa 51 do Ministério da Agricultura é, sem dúvida, a redução da Contagem Bacteriana. A presença de bactérias no leite é indesejável, porque elas são responsáveis pelas alterações nas principais características que fazem do leite um alimento completo: o sabor, o odor e o valor nutritivo. Quanto menor for a quantidade de...
tracking img