Biogas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6620 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Esboço do processo de produção do biogás.
Biogás é um tipo de gás inflamável produzido a partir da mistura de dióxido de carbono e metano, por meio da ação de bactérias fermentadoras em matérias orgânicas. A fermentação acontece em determinados patamares de temperatura, umidade e acidez.

Artificialmente esse processo ocorre através de um equipamento, o biodigestor anaeróbico. O próprio metanonão possui cheiro, cor ou sabor, mas os outros gases apresentam odor desagradável. O biogás é uma fonte energética renovável, por essa razão é considerado um bicombustível.

A matéria-prima usada na produção do biogás é de origem orgânica, são aproveitados materiais como esterco (humano e de animais), palhas, bagaço de vegetais e lixo. Essa fonte energética pode ser utilizada como combustívelpara fogões, motores e na geração de energia elétrica.
No entanto, devido a alta concentração de metano (cerca de 50%) e de dióxido de carbono (acima de 30%), o biogás é um dos principais poluentes do meio ambiente, pois contribui diretamente para o aumento do efeito estufa. Pode ser considerado até 21 vezes mais poluente que o gás carbônico.

Usina de biogás
A instalação de biodigestores paraprodução de biogás é recomendada para áreas rurais e determinados espaços urbanos. Países como China e Índia contam com um grande número desse equipamento em pequenas cidades e propriedades rurais. No Brasil, os biodigestores são instalados, majoritariamente, na zona rural. Há intenção de implantá-los em grandes cidades brasileiras, no entanto, a capacidade de processamento do equipamento nãoacompanha a quantidade de lixo, para superar essa dificuldade seria preciso milhares de biodigestores.

A utilização desse tipo de fonte energética é favorável para contribuí-la a questão do lixo, uma vez que os resíduos orgânicos são as matérias-primas.
Este tipo de energia nos leva à questão tão importante de buscar novas fontes de energia alternativa, porque o mundo precisa encontrar fontesenergéticas para substituir as tradicionais, como petróleo, carvão e usinas hidrelétricas, que provocam grande poluição e impactos ambientais.

BIOGÁS
Biogás, ou gás metano, é um gás incolor, altamente combustível, que produz chama azul-clara e queima com um mínimo de poluição. É o produto final da fermentação anaeróbica de dejetos animais, de resíduos vegetais e de lixo residencial e industrial,em condições adequadas de umidade. É uma mistura gasosa combustível, de alto poder calorífico, composta basicamente de dois gases, o metano (CH4), que representa 60-70% restantes da mistura, e o gás carbônico (CO2) que representa os 40-30% restantes. Outros gases (nitrogênio, N; hidrogênio, H e gássulfídrico, H2S) participaram da mistura em proporções menores. A qualidade do biogás é uma funçãoda percentagem de metano da mistura. Quanto maior for a percentagem de metano, melhor será o biogás.
Biogás, ou gás metano, é um gás incolor, altamente combustível,que produz chama azul-clara e queima com um mínimo de poluição. É oproduto final da fermentação anaeróbica de dejetos animais, de resíduosvegetais e de lixo residencial e industrial, em condições adequadas deumidade. É uma misturagasosa combustível, de alto poder calorífico,composta basicamente de dois gases, o metano (CH4), que representa 60-70% restantes da mistura, e o gás carbônico (CO2) que representa os 40-30% restantes. Outros gases (nitrogênio, N; hidrogênio, H e gássulfídrico, H2S) participaram da mistura em proporções menores. Aqualidade do biogás é uma função da percentagem de metano da mistura.Quanto maior for apercentagem de metano, melhor será o biogás.
BACTÉRIAS METANOGÊNICAS
A bactéria metanogênica representa filogeneticamente um único grupo de organismos. As diferentes espécies possuem forma e estrutura celular diferente (ZEIKUS, 1977), contudo, todas as espécies estudadas possuem metabolismo energético similar e peculiar (BRYANT 1979).São conhecidas nove espécies de bactérias formadoras de...
tracking img