Inventario permanente e periodico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2296 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INVENTÁRIO PERMANENTE
E
INVENTÁRIO
PERIÓDICO

Introdução

      Em contabilidade, o inventário é uma lista com relação aos elementos patrimoniais de um dado patrimônio com a indicação de seu valor.
        Inventariar consiste em analisar os elementos patrimoniais de um dado patrimônio, descrevê-los, classificá-los e atribuir-lhes um valor.
        O termo inventário é usado paradesignar o estoque disponível para a venda no curso normal da empresa, bem como os artigos que serão utilizados na produção de mercadorias a serem vendidas. Os inventários representam um dos mais ativos elementos nas operações comerciais, sendo continuamente adquiridos, transformados e revendidos.
        Os registros de inventário controlam o estoque em constante movimento. São necessários osregistros para os custos de inventário, para a avaliação periódica dos resultados das operações e a determinação da situação financeira da empresa. O inventário constitui peça fundamental no levantamento do balanço, compreendendo a conferência física das existências e sua avaliação em moeda, constituindo peça importante do Balanço, pois este depende diretamente de um bom inventário.
        Dessa forma,cabe-nos conhecer os métodos de se inventariar para que possamos aplicá-los corretamente para a elaboração de um Balanço. 
As empresas podem adotar dois sistemas para o controle de estoque: o inventário periódico ou o inventário permanente, sendo o primeiro o sistema mais comum naquelas de pequeno porte (artigo 289 do RIR/99)
O inventário periódico é o sistema em que há o controle deestoque pela averiguação da contagem física de seus itens, ou seja, NÃO é efetuado o controle contínuo das movimentações de entrada e saída de mercadorias ou de produtos, bem como de seu saldo final.
Inventário Permanente e Inventário Periódico
Inventário deriva da palavra do latim Inventarium que significa relação de bens deixados, listado e enumerados.
O Inventário dentro de uma empresa pode serde bens disponíveis em estoque para venda no processo normal de um negócio, ou a serem utilizados na fabricação de produtos comercializados pela empresa.

Tipos de Controle de Estoques: 
Os controles de estoques também são chamados de inventários.
Existem dois tipos inventário, o inventário permanente e o periódico. 
O inventário nada mais é do que você relacionar todas as mercadorias quevocê possuiu numa determinada data. 
Outro fator importante é que a elaboração do inventario é uma obrigação legal, ou seja, é lei.  
As empresas são obrigadas a fazer um inventário ao menos uma vez no ano, e tem mais são duas leis que obrigam a fazer isso tanto a lei do estado, quanto a lei a nível federal. 
O estado, tem interesse no inventário pois cobra o ICMS que é um imposto sobre acirculação de mercadorias. 
E a lei a nível federal porque cobra o imposto sobre o lucro da empresa, é já vimos que o custo da mercadoria reduz o lucro de uma empresa. 
Se não tivéssemos a obrigação de fazer um inventário, a Receita Federal (que cobra os impostos a nível federal), não teriam como saber se o custo das mercadorias que você diminuiu do seu lucro foi o correto. 
E o Estado que cobra o ICMSnão teria como saber se você realmente pagou o seu ICMS direitinho. 
Isso porque com base no inventário quando tiver uma fiscalização na empresa, eles conseguem chegar a quantidade correta que o seu estoque tem que ter de mercadorias e com base nisso eles conseguem chegar a uma conclusão sobre os seus impostos. 

SISTEMA DE INVENTÁRIO PERMANENTE
Dentro do sistema de inventário permanente, acompanhia mantém um controle contínuo sobre as entradas e saídas de mercadorias (em quantidade e valores), de forma que a qualquer momento pode dispor da posição atualizada dos estoques e do custo das mercadorias vendidas.
Adotando esse sistema, a administração de uma companhia pode dispor permanentemente de informações básicas para o planejamento das compras de forma a evitar que ocorram...
tracking img