Tcc- areas degradadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7736 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO SUPERIOR EM Tecnologia em gestão AMBIENTAL

fernandes alves da silva

RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS





Barra do Garças
2012
FERNANDES ALVES DA SILVA

RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS

* Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título deTecnólogo em Gestão Ambiental.
*
* Orientador: Fernanda Arrabal

Professor Supervisor: Jamile Ruthes Bernardes

Barra do Garças
2012
fernandes alves da silva

RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS

Trabalho de Conclusão de Curso aprovado, apresentado à UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Ambiental, com conceito finaligual á _________, conferida pela Banca Examinadora, formada pelos professores:

_________________________________
Prof.ª Fernanda Arrabal
Orientadora

__________________________________
Prof.
Banca Interna

_________________________________
Prof.
Banca Interna

Barra do Garças, Maio de 2012.

Primeiramente a Deus por mais um trabalho concluído, por me dar forças e superardificuldades encontradas. Aos meus pais e irmãos por me dar forças dia-a-dia e me acompanhar na jornada acadêmica nesse período em que cresci e aprendi muito, a todos os professores por me passarem o devido conhecimento técnico e cientifico, tendo em vista que sem o carinho, a atenção e a pré-disposição em me ajudar haveria bem mais dificuldade em meu caminho.
agradecimentos

Aos meus mestres, amigos eprofessores da Unopar muito obrigado pelo conhecimento, pelo apoio e pela amizade, vocês são os profissionais que me inspiram.
Aos meus colegas de trabalho, pela oportunidade e pela credibilidade.
Aos meus colegas de sala e o fenomenal grupo de estudos que foi montado, sem a contribuição deles nada disso seria possível.
A Deus, que ilumina o caminho de todos nós, alunos, tutores,supervisores, coordenadores, diretores, mestres, fundamentais professores e não menos importante os colaboradores que deixam a universidade limpa todos os dias.
Deus que proporciona a cada dia uma nova esperança de vida e de aprendizado, que está acima de tudo, o fim desse ciclo não seria possível sem acreditar nele e tudo que ele proporciona a todas as pessoas.
A minha família que jamais mediu esforçospara dar apoio em minha caminhada e me proporcionar uma ótima qualidade de vida para a realização das minhas tarefas acadêmicas.


ALVES, Fernandes Silva da. RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS. 2012. 37p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) – Sistema de Ensino Presencial Conectado, Universidade Norte do Paraná, Barra do Garças, 2012.

RESUMO

Diversos relatos dãoconta de degradação de ecossistemas tropicais em diferentes áreas do mundo, o solo é um dos fatores de grande importância nos ecossistemas, portanto, faz-se necessário o estudo de métodos para recuperar e manter os solos em condições de proporcionar uma produção agrícola sustentável. Pode-se considerar que o início da consciência sobre a proteção do meio ambiente surgiu no começo dos anos setenta.Aquela época aflorou com nitidez, nos países tecnologicamente mais avançados, a percepção de que o bem-estar social, fruto do desenvolvimento econômico, estava relacionado, em geral, a impactos não desejados sobre os vários ecossistemas, desde então, os agentes responsáveis por tais impactos começaram a ser discriminado, quando não condenados por um segmento pensante e emergente dessas sociedades,denominado ambientalista. O agravamento de tais impactos, muitas vezes com resultados deletérios diretos sobre o organismo humano, teve como consequência o envolvimento de outros segmentos da sociedade. Preocupados com o problema, no final da década de 80, cientistas, políticos e empresários do setor industrial, dentre outros, adotam a causa, todos eles convergiam para a mesma conclusão: a...
tracking img