Seis sigmas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1027 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Título: O programa Seis Sigma e suas funções

INTRODUÇÃO

De fato, toda empresa hoje em dia precisa de uma certa organização em seus setores, assim como dar uma boa apresentação para sua empresa, na visão de clientes e consumidores, o programa Seis Sigma veio ai para mostrar que organizar é fácil, gerenciando com clareza e evidenciando seus problemas.

PASSO 1

O Programa Seis Sigma

OPrograma Seis Sigma surgiu na empresa Motorola na década de 80 e atualmente é aplicado tanto em processos de negócios, quanto em processos de manufatura, revolucionando o ambiente empresarial devido à quantidade de ferramentas utilizadas. Os Seis Sigmas são um conjunto de ferramentas técnicas baseadas em fatos e orientadas a ajudar um negócio a proporcionar benefícios financeiros por meio demelhorias contínuas. Tecnicamente, Seis Sigma se apresenta como um programa baseado em mensurações, onde a estatística é o principal meio utilizado para auxiliar à tomada de decisão, e tem por objetivo aumentar o nível de qualidade dos processos até atingirem o nível Seis Sigma, o que significa ter uma margem de apenas três erros em um milhão de vezes que se executa uma tarefa.No coração da metodologiaestá o modelo DMAIC (definir, medir, analisar, implementar melhorias, controlar) para processos existentes que estejam abaixo das especificações e necessitando melhorias incrementais.

O processo DMADV (definir, medir, analisar, desenvolver, verificar) é um sistema de melhoria utilizado para desenvolvimento de novos processos ou produtos em níveis de qualidade Seis Sigma.

A metodologia SeisSigma passa por uma análise preliminar de definição do problema e, em seguida, utiliza as ferramentas estatísticas e de qualidade com o objetivo de transformar as informações em conhecimento necessário à solução do problema. As ferramentas estatísticas e o conhecimento técnico devem ser sempre utilizados integrados a uma metodologia de solução de problemas para aumentar a eficiência.

Relaçãoentre ferramentas da qualidade e BSC

Na gestão estratégica encontram-se dificuldades em relacionar/alinhar técnicas de gestão a ferramentas de qualidade e melhorias contínuas já utilizadas. Inúmeros estudos apontam o BSC como uma ferramenta útil e adaptável a essa realidade. Relatos da própria FNQ mostram que empresas que possuem BSC tendem a ter maior pontuação no PNQ. Kaplan faz uma metáforacom relação à qualidade e ao BSC: O BSC diz onde é o melhor lugar para se pescar, mas a ferramenta ideal para pescar, quem responde são as ferramentas de qualidade e melhoria contínua.Isso mostra que o BSC não entra em conflito com os programas de melhoria da qualidade, mas são complementares.

Porém é importante saber dividir bem a aplicação de cada uma dessas ferramentas. O BSC, por exemplo, éusado para gestão da estratégia, seja no curto, médio ou longo prazo. Já as ferramentas relacionadas à melhoria contínua são usadas para gestão das rotinas, gestão do dia-a-dia. É nesse ponto que estes modelos têm conexão entre si. O BSC utilizando os resultados dos processos para tomar decisões de cunho estratégico e os processos utilizando o BSC para entender onde devem focar seus esforços paraentregar a proposta de valor para o cliente.

Na pesquisa encontramos uma seqüência de fatos e achamos interessante implementar na execução das estratégias seguindo os seguintes vetores:

1º. Vetor – Formule: formulação da estratégia por meio da definição clara da missão, visão, valores, diretrizes, etc.
2º. Vetor – Mapeie: tradução da estratégia utilizando mapas, indicadores, metas eprojetos. Nesse vetor, os temas contidos no mapa ajudam bastante a contextualizar o entendimento da estratégia.
3º. Vetor – Alinhe: vinculação dos processos, estrutura e tecnologias com a estratégia.
4º. Vetor – Envolva: comunicação e compartilhamento da estratégia permeando toda a organização e vinculando o reconhecimento e a recompensa dos colaboradores ao alcance da visão de futuro da organização....
tracking img