seis sigmas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6006 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SEIS SIGMA:  UMA FERRAMENTA CONTRA FALHAS
 
Universidade Federal de Santa Catarina
Departamento de Ciências da Administração
Administração da Produção I
 
Ednei Rengel 
edneirengel@hotmail.com
Marcos Gustavo Pereira
mgustavop@bol.com.br
Murilo Rebello Hoffmann
murilorh@gmail.com
Paulo Edson Cosmai de Oliveira
paulopeco@hotmail.com
 
 

Introdução
1. O Seis-Sigma
2. Falhas noSistema Produtivo
3. Falha no tempo – Curva da "Banheira"
4. Prevenção e Recuperação de Falhas
5. Programa Seis-Sigma Como Ferramenta Contra Falhas na Produção
Considerações Finais
Referências
 
Introdução
 
Desde meados do século passado, as organizações vêm enfrentando uma quebra de paradigma. Essa mudança representa a falta de controle das "leis de mercado" das empresas, e o seu domíniopelo consumidor e suas necessidades. A livre circulação de informação e capital, rearranjou o modelo pré-estabelecido de produção no período anterior à Segunda Guerra Mundial, representado pelo ganho em escala, e passou a dar destaque para a customização e qualidade dos produtos, exigências desses consumidores.
 
A busca da qualidade ganhou força na década de oitenta, com destaque para osmodelos de gestão japoneses, e passou a representar, nesta virada de século, um pré-requisito para a sobrevivência das empresas produtivas e prestadoras de serviço.
 
Sem alternativas, as organizações passaram a reavaliar seus processos, buscando aperfeiçoá-los e atingir a qualidade em seus produtos por meio da redução de suas falhas que a comprometem. O aperfeiçoamento contínuo de seus processos,como forma de atingir a qualidade final de seus produtos, fez com que as organizações dispensassem cada vez mais atenção a programas relacionados à busca da qualidade.
 
Um dos programas de busca de qualidade de maior destaque é conhecido por Seis-Sigma. Pysdek (2003) afirma que o Seis-Sigma é uma ferramenta que possui como objetivo implementar de forma rigorosa, objetiva e eficaz técnicas jácomprovadas de qualidade, utilizando-se para isso da matemática (em especial a estatística) e da mais alta tecnologia.
 
1. O Seis-Sigma
 
De acordo com Pysdek (2003), o programa Seis-Sigma foi desenvolvido pela Motorola em meados da década de 1980. Ele surgiu devido a uma crise pela qual a empresa vinha passando desde a década de 1970, quando seus produtos eram considerados de baixíssimaqualidade. A empresa estava perdendo espaço para seus concorrentes, principalmente os japoneses. Todo processo teve como principal mentor o então presidente da companhia Robert Galvin.
 
O programa Seis-Sigma focaliza a prevenção de defeitos e a forma mais rápida e econômica de produzir, ou seja, busca reduzir ao máximo o desperdício. A qualidade é vista como o valor agregado por esforço produtivo.
 A terminologia Sigma é utilizada pelos matemáticos para representar qualquer tipo de variância. No caso das empresas, pode-se medir seu desempenho pelo Sigma. Normalmente, ele varia entre 3 e 4-Sigma, o que representa um índice de 6,2 mil a 67 mil problemas por milhão de produtos ou serviços. O Seis-Sigma tem como meta alcançar 3,4 erros por milhão de oportunidades, um nível muito próximo daperfeição.
 
A aplicação da ferramenta segue um modelo definido pela sigla DMAIC (sigla em inglês) que signufica: definir as atividades e os objetivos a serem alcançados; mensurar o sistema e obter dados; analisar informações para chegar ao objetivo; incrementar os processos para efetivamente chegar aos resultados e controlar os processos já aperfeiçoados para que melhorem ainda mais.
 
Todo oprocesso deve ser liderado pelo mais alto nível hierárquico da organização. É fundamental que este tenha uma equipe empenhada em realizar o programa. Os líderes do programa são assim definidos: campeões e patrocinadores, master black belts, black belts e green belts.
 
Campeões e patrocinadores: são indivíduos de nível hierárquico elevado na organização. Devem entender a ferramenta e estarem...