seis sigma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2698 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução
A melhoria contínua da qualidade já faz parte do plano de negócios de indústrias que focam suas atividades na competitividade e na liderança de mercado. Por isso, busca-se a implantação de programas que promovam a melhoria da qualidade e possibilitem maiores lucros no menor espaço de tempo possível após sua implementação.
O programa Seis Sigma (6σ) tem crescido em popularidadepela sua proposta de redução maximizada de defeitos/falhas, mas principalmente pelos lucros significativos gerados após a sua implementação. A exemplificação proposta, implantação virtual do programa em uma empresa, é uma tentativa de incentivar a implantação do programa pelas indústrias.
Buscar o “zero-defeito” e desmistificar que a implantação seja dispendiosa, problemática e demorada.Provando que o Seis Sigma segue uma metodologia definida, e que esta não impede os funcionários de inovar. Ao contrário, facilita o processo de criação através de uma metodologia aplicada em ferramentas eficazes de desenvolvimento.
Através deste artigo, procura-se analisar quais são as principais dificuldades durante a implantação do programa 6σ, aplicando-as virtualmente, expondo as vantagens de seaplicar o programa neste tipo de atividade e servindo como referência para análise da situação real de aplicação do programa na indústria.
2. Qualidade e a evolução de sua aplicação
O termo qualidade se tornou popular, quando as indústrias iniciaram os processos de produção em massa. Com o avanço da tecnologia e o crescimento das indústrias, o aumento
da concorrência fez com que estas sepreocupassem cada vez mais com a qualidade de seus produtos/serviços. O que acarretou na busca por programas que garantissem que os produtos/serviços fornecidos possuíam a qualidade exigida pelos clientes.
Na década de 50, começaram a surgir ferramentas de melhoria da qualidade, principalmente pelas palestras e cursos realizados no Japão pelos chamados “mestres” da qualidade Joseph Moses Juran eWilliam Edwards Deming, como exemplo pode-se citar os diagramas de Pareto e “causa-efeito” de Ishikawa.
Assim como as tecnologias, essas ferramentas também evoluíram e se modificaram para aumentar cada vez mais a qualidade dos processos. Dessa evolução é que começam a surgir os chamados programas de melhoria da qualidade. Em suma, os programas visam à melhoria contínua da qualidade, pode-secitar: ISO 9001:2000, programa de melhoria contínua através do uso de ferramentas da qualidade; as diversas variantes das siglas relacionadas à qualidade como o Gerenciamento da Qualidade Total (TQM) ou Controle da Qualidade Total (TQC), que buscam a melhoria da qualidade pelo gerenciamento da produção e pelo controle de produção enfatizando a satisfação dos clientes.
A definição, qualidade é aausência de falhas está muito atrelada ao que vem a ser o programa Seis Sigma (6σ). A Motorola foi pioneira em sua implantação, em 1987, e sua aplicação tornou-se popular na década de 90 quando começou a ser utilizada por outras empresas, como General Eletric e Citybank. Mas sabe-se que o programa 6σ é basicamente uma melhoria do uso do ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act).
Sendo o objetivo doprograma, promover uma mudança de pensamento da organização em tudo que ela faz: no seu processo, nos seus serviços, nos seus negócios. (HOLTZ; CAMPBELL, 2003). Contudo, este não obtém soluções imediatas, pois necessita da coleta de dados a serem analisados estatisticamente. Esse é um dos pontos onde começam a surgir dificuldades na implantação.
3. Seis Sigma (6σ)
Caracterizado por um programa demelhoria da qualidade que utiliza diversas técnicas estatísticas aplicadas ao levantamento de pontos falhos. Este programa visa reduzir o número de defeitos de produção a uma taxa específica, 3,4 defeitos por milhão. O sucesso da popularidade do Seis Sigma (6σ) está em sua metodologia.
Esta pode tanto melhorar processos que não estão no nível desejado como promover uma mudança de pensamento da...
tracking img