Seguros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (758 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SEGUROS: PERSPECTIVAS HISTÓRICAS - RESUMO

O instinto de conservação do homem e sua preocupação com a autoproteção são encontrados desde a pré-história. Com a formação de grupos e a fixação emregiões que lhes proporcionassem segurança e condições de sobrevivência, inicia-se não só a distribuição de tarefas como também o mutualismo.
Caminhando mais no tempo, observamos que hebreus efenícios praticaram o mutualismo em uma forma bastante aprimorada. Na Idade Média, porém, a igreja proibiu a prática do mutualismo, visto como sacrilégio, pois somente a vontade divina seria capaz de minoraras desgraças e infortúnios do homem. Com a proibição do seguro marítimo pelo Papa Gregório IX, os banqueiros desenvolveram um sistema no qual passaram a “comprar” o navio e a carga com o compromissode que, caso ocorresse algum acidente no percurso, os navegadores ficariam com o dinheiro, e o banqueiro com o prejuízo. Caso contrário o navegador “rescindia” o contrato de venda, sendo obrigado apagar uma multa.
A manutenção das coberturas exigia investimentos de capitais cada vez mais significativos dos banqueiros, culminando na formação de “sociedades de banqueiros”, que deram origem àssociedades seguradoras. O primeiro contrato de seguro marítimo, com emissão de apólice, foi escrito em italiano em Gênova em 1347. A regulamentação do seguro, no entanto, foi muito dificultada, pois eraclassificado como um jogo.
Em 1684, surge, em Londres, a primeira companhia de seguros contra incêndio de casas, motivado pelo incêndio que destruiu mais de 13.000 casas, igrejas e a Catedral deSaint Paul. O seguro de vida também surgiu na Inglaterra, onde foram criadas as primeiras seguradoras nos moldes que conhecemos nos dias de hoje. Em 1789 foi publicado o primeiro Código Uniforme deSeguros, proporcionando a universalização dos seguros. A Revolução Industrial e os avanços matemáticos de Leibnitz e de Pascal na estatística possibilitaram a formação dos critérios atuariais, que...
tracking img