Seguranca em redes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 80 (19930 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Segurança de um Computador
Introdução à segurança da Informática

Estamos seguros?


A fragilidade dos sistemas informatizados não é nenhuma novidade. A décadas, celebridades como Robert Morris Jr, Capitão Crunch, Kevin Poulsen e Kevin Mitnick, esses últimos dois mais recentes, fazem com que as pessoas se preocupem e tenham um medo maior do computador. Esse medo virou pânico em plenoséculo XXI. Piratas novamente existem, mas sua arma não é mais a espada, é o fax-modem. Graças à essa maravilha do mundo moderno, dados podem navegar por linhas telefônicas, cabos e satélites, diminuindo as distâncias entre os povos e iniciando a nova era digital. Ladrões assaltam bancos confortavelmente no Havaí enquanto desviam o dinheiro para a Suíça. A espionagem industrial é um dos problemasagravados. Ela sempre existiu, mas com a facilidade de acesso à Internet, qualquer pessoa pode conseguir dados confidenciais e vendê-los para concorrentes.
Diariamente, páginas e páginas são tiradas do ar por piratas digitais. Grupos de hackers e crackers brasileiros, como Prime Suspectz e Inferno.br (esse último já extinto), junto a outros centenas pelo mundo realizam façanhas extraordinárias, comoinvadir vários sites da Microsoft, a Nasa, FBI, Interpol e muitos outros. Os grupos brasileiros atualmente são os que mais invadem homepages em todo o mundo, fazendo com que a própria Nasa restrinja acesso ao Brasil em algumas de suas páginas. Mas nem todos são ruins. Existem grupos que se especializam em criar ferramentas e ajudar usuários comuns, como o UHOL. Toda essa fama já criou até um novotermo no mundo da segurança: o Backer. Ou seja, Brazilian Hacker (Hacker Brasileiro). Isso demonstra a fragilidade da situação. Respondendo à pergunta do tópico: estamos seguros? Com certeza que não.

Características de um sistema inseguro

A segurança de sistemas existe por um conjunto de fatores. Engana-se quem pensa que somente por utilizar uma plataforma Unix ao invés de Windows estáseguro. Ou que é só colocar um anti-vírus e um firewall na sua empresa que está tudo bem. A proporção do problema é bem maior. Geralmente os sistemas mais vulneráveis da rede possuem dois pontos em comum:
Administrador

O ponto chave e essencial para qualquer sistema de computador é o administrador. Ele é responsável por fazer com que tudo corra perfeitamente. Checa os dados, administrausuários, controla servidores, checa logs, tudo todos os dias. Acontece que a grande maioria dos administradores hoje não se preocupa com a segurança como deve. Logo terá problemas com o seu sistema, não importa qual seja. É como se fosse mãe e filho. Se uma mãe alimenta seu filho, cuida dos seus deveres de casa, compra roupas novas, dá brinquedos mas não é capaz de comprar um seguro de vida, ou pior, zelatão pouco pela segurança dele que ao sair de casa deixa as portas ou janelas abertas. Essa não pode ser uma boa mãe. Mesmo que uma rede utilize um sistema operacional que contenha muitas falhas, os bons administradores todo dia estarão checando por falhas descobertas e corrigindo-as. Já os outros provavelmente vão ficar em algum chat comendo sanduíches.

Sistemas operacionais

Como eu disseanteriormente, não há realmente um sistema que seja melhor que o outro. Existem vantagens e desvantagens de cada um. Tudo bem que alguns possuem erros muitos grandes, mas podem facilmente ser corrigidos. A intenção do sistema também importa. Não adianta ter uma rede e utilizar Windows 98 ou ME. Os recursos de segurança deles são muito escassos, pois foram feitos para o usuário comum e não para oambiente empresarial. Não adianta também instalar o DigitalUnix, FreeBSD ou AIX se o seu administrador só possui experiência em Lantastic. O sistema também vai depender do tipo de rede que você terá. Se você terá um servidor Web ou algum tipo de acesso externo, seria melhor utilizar o Linux ouoWindows NT. Se for uma rede interna somente, utilize Novell Netware, que ainda não fez a sua história...
tracking img