Marcas do nordeste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3361 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MARCAS QUE NASCERAM NO NORDESTE, E COMO ELAS CRESCERAM?

GRANDES MARCAS NORDESTINAS

“Competindo com produtos e serviços nacionais e internacionais, algumas marcas nordestinas se impõem no mercado local, conquistando o cliente pela qualidade, credibilidade, ou simplesmente por despertar o interesse pelo que é da terra. Só para se ter uma idéia, em Pernambuco, 50% dos biscoitosconsumidos são do Nordeste. A São Braz, uma das 10 maiores indústrias de café do País, está na Paraíba. No setor de bebidas, já existem pelo menos 12 fábricas nordestinas de pequeno e médio porte produzindo refrigerantes.” Reportagem - Inês Andrade.
Com 43 tipos de biscoitos e 37 massas cortadas (macarrão parafuso, lasanha, dentre outros), os produtos da marca Fortaleza respondem, hoje, por 30% domercado nordestino. “A Fortaleza está entre os maiores fabricantes de biscoitos do Brasil”, destacou o gerente nacional de vendas da empresa, Peregrino Felismino. A produção diária da indústria, sediada no município cearense de Eusébio, é de 500 toneladas de biscoitos e 250 toneladas de massa.
De acordo com Felismino, os produtos da Fortaleza são escoados para todo o Nordeste, Norte eSudeste do País por meio de 17 distribuidoras, sendo cinco filiais, e de 135 kombis e 60 caminhões, que se encarregam de abastecer o Ceará. O maior consumidor é o público nordestino. “Acredito que a aproximação, a qualidade e a rede de distribuição são os principais responsáveis por esse comportamento do consumidor local”, avaliou Felismino.
Outras marcas do Nordeste também já são ícones doconsumo regional. A Companhia Produtos Confiança se consolidou entre o público nordestino unindo tradição e se modernizando. Nos últimos três anos, houve um acréscimo de 80% nas vendas da empresa, o que é atribuído à criação de uma linha completa de biscoitos. Há um ano, a Companhia inovou com os recheados Brisk e há quatro anos com os produtos da linha Menino Maluquinho. Mas quem não conhece osBiscoitos Sortidos, que já têm meio século de vida? Além dele, a Confiança conta com produtos mais tradicionais como os biscoitos Champanhe, Maria e Cream Cracker. Hoje, a fábrica da empresa, instalada no bairro da Macaxeira, tem capacidade de produzir 1,6 mil toneladas de biscoitos e 300 toneladas do Café Mundial, por mês.
Em julho de 97, o mercado nordestino também passou a contar com um dasmais conhecidas marcas de refrigerante de Pernambuco, a Frevo, comercializada para toda a Região e pelo Norte. A empresa produz mensalmente 250 mil hectolitros de refrigerantes, além de 4 mil botijões de água de 20 litros por dia, 15 mil caixas, por mês, do vinho Bello e 35 mil caixas mensais de Aguardente 40°. Incentivada pelo sucesso, a Frevo pretende agora montar mais duas fábricas derefrigerantes, uma em Manaus e outra em Belém do Pará, além de uma unidade de cerveja em Pernambuco. Serão investidos R$ 5 milhões nas fábricas de refrigerantes. Em setembro, a empresa também começará a comercializar a água mineral em garrafas PET de 350 mililitros, 500 mililitros e 1,5 litros. O investimento é de R$ 1 milhão.

MODA – O sucesso das lojas Branner talvez seja um dos melhores exemplos de queinvestir numa marca própria é bom caminho para crescer no mercado. Criada em 95, a empresa vendia roupas e acessórios de marcas diversas, mas a partir de 98 começou a vender apenas os produtos Branner. “Antes o cliente entrava aleatoriamente nas lojas, com o desenvolvimento de uma marca própria, de qualidade, conseguimos cativar um público fiel”, conta o empresário Eduardo Catão.
Já o estilistaBeto Kelner apostou na revitalização da sua marca, criando a World Beto Kelner (WBK). “Mudamos nosso nome no intuito de nos adequar ao público do ano 2000, formado por uma clientela inteligente, que gosta de conforto e bons preços. Estamos criando mais do que uma grife, trata-se de um movimento cultural”, comentou o diretor administrativo-financeiro da empresa, Marcos Kelner, ao anunciar a...
tracking img