O resumo - etc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (697 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O resumo.

Tipos de conhecimento
Algumas das diferenças dos humanos para com os outros seres é a capacidade da imaginação, racionalidade, sensibilidade, intuição. Em suma podemos construir pontosde vista diferentes sobre um mesmo fato ou fenômeno por influência de qualquer tipo de experiências particulares guardadas em nossa consciência durante nossa vida.
O conhecimento é composto de trêsníveis diferentes: O "fazer conhecimento" é baseado em uma capacidade de criar; o "usar conhecimento", que é a utlização de conhecimentos criado por outros (práticas, técnicas e idéias); o"posicionar-se diante do conhecimento" que requer uma atitude filosófica sobre os dois níveis citados anteriormente, é questionar o que criamos e o que criam.
O conhecimento é histórico, dinâmino, processual epode haver (em um mesmo contexto sociohistórico) formas diferentes de conhecimento em que um poderá ser mais valorizado socialmente do que o outro, como algo que está ligado a uma determinada época,podendo desaparecer ou se modificar.

O senso comum
O senso comum é conhecimento construido apartir das experiências do dia-a-dia, passadas e transmitidas "dei pai para filho". É baseado naobservação e na vivência, que nos permite usar na vida prática e facilita no aprendizado e até na comunicação com as pessoas, se tornando algo comum e natural. Nesse tipo de conhecimento é natural haverpréconceitos e uma série de informações passadas de forma descuidada, mas é tido como a base para o início do conhecimento científico.

Conhecimento mítico ou mitológico
Nas narrativas místicas tem comotema a origem das coisas (terra, seres humanos, guerras, etc) e fornecem "respostas" para os fatos incompreensíveis ou proibidos, que assume uma função de garantir a união de grupos e resolver (em umplano imaginário) as tensões e as contradições da realidade que não podem ser resolvidas pela sociedade, criando assim uma segunda realidade que compensa simbólicamente as dificuldades. Em suma,...
tracking img