Segundo governo de getulio vargas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2075 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Geografia




Trabalho de Geografia
Trabalho apresentado à
disciplina de Geografia, sob
orientação da professora Ariane.



Sumário

Introdução 4
O Segundo Governo Vargas5
Datas e fatos ocorridos com Getulio Vargas 7
Carta escrita por Getulio Vargas 8
Estatais criadas pelo presidente 9
Conclusão 10
ReferenciasBibliográficas...............................................................................................11

Introdução
A mais expressiva figura política da república brasileira, primeiro ditador do país e mais tarde presidente eleito pelo voto popular e universal, Getúlio Vargas conduziu processos de reformas que puseram o Brasil agrário e semicolonial no caminho do desenvolvimento industrial, lançou as bases de uma legislação trabalhista einaugurou o populismo e a intervenção do estado na economia.

O segundo governo de Getulio Vargas

Durante a campanha eleitoral, uma série de leis impopulares aprovadas pelo Executivo suscitou o temor de que Vargas tentaria manter-se no poder indefinidamente. Um golpe de estado militar em outubro de 1945 forçou Vargas a renunciar. O então presidente do Supremo Tribunal Federal, José Linhares, foinomeado chefe do governo provisório. Nas eleições nacionais realizadas em dezembro, o ex-ministro da Guerra, Eurico Gaspar Dutra, conquistou a presidência por uma grande maioria de votos; ele tomou posse do cargo em janeiro de 1946. O congresso, novamente eleito, redigiu uma nova Constituição, aprovada em setembro. Durante o verão de 1947, a cidade de Petrópolis foi à sede da ConferênciaInternacional (Pan-americana) para a Manutenção da Paz e da Segurança. O Tratado Interamericano de Assistência Recíproca, redigido pela conferência, foi assinado pelo Brasil em setembro. Uma disposição do tratado estipulava a defesa recíproca dos assinantes contra uma agressão armada direta a qualquer nação membro. Em outubro de 1947, já em plena Guerra Fria, após a publicação de um artigo em uma revistarussa que se referia ao presidente Dutra como uma marionete dos Estados Unidos, o governo brasileiro rompeu as relações diplomáticas com a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Poucos meses depois, o Legislativo decidiu cassar o mandato de todos os comunistas do Parlamento. Um senador e 14 deputados foram afastados.
Se for eleito a 3 de outubro, no ato da posse, o povo subirá comigoas escadas do Catete. “E comigo ficará no governo”. Com propostas nacionalistas Getúlio volta novamente a presidência. Eleito com 48,7%, evidenciava a popularidade de Getúlio e o sucesso de sua campanha populista.
Com todas as forças populistas ao seu lado, Getúlio era praticamente imbatível. Em sua campanha prometia por em pratica a democracia brasileira. No plano social prometia fortalecer asleis de previdência. Nos Estados industrializados falava às massas operarias. Em MG procurava agradar a classe operaria, e no Nordeste fazia incansáveis promessas de acabar com a seca.
Assumiu o cargo em janeiro de 1951. A UDN tentou impedir a posse, mas não foi atendida.
Assim que deu início a seu segundo governo, procurou abordar os mais diversos problemas econômicos. No plano exteriorpreocupou-se em manter o balanço dos pagamentos. Em 1951 o Ministro da Fazenda anunciou um plano qüinqüenal, no valor de 1 bilhão de dólares para investir nos setores de industria transporte e energia.
Getúlio herdou do governo Dutra um saldo positivo na balança comercial, mas com a crescente importação de produtos da industria pesada, o aumento do consumo e dos preços internacionais dos combustíveis abalança passou a acusar um déficit. Em conseqüência o presidente adotou um sistema de taxas múltiplas de cambio, a Sumoc.
Para o petróleo Getúlio queria uma solução técnica, mas as companhias internacionais passaram a ser alvo dos nacionalistas. Vargas nomeou então uma comissão técnica para estudar o problema. O resultado foi um relatório que mostrava a necessidade de impor controle sobre as...
tracking img