Vargas populista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2206 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Getúlio Vargas populista
Este artigo busca fazer uma análise sobre o período do governo de Getúlio Vargas iniciado no ano de 1930 a 1945 e sua volta 1950 a 1954 quando cometeu o trágico suicídio. O objetivo é discutir se de fato o governo de Getúlio Vargas foi um governo “populista”. A hipótese que o artigo trabalha é se Getúlio Vargas desenvolveu uma política populista durante o seu governoou se o termo populismo foi um adjetivo utilizado pela direita oposicionista com o intuito de estigmatizar seu governo na luta pela disputa á presidência.
1. A era Vargas

Em novembro de 1930, por meio de um governo provisório, Getulio Vargas assume o governo do país. O movimento político que ficou conhecido como a “revolução de 30” inauguraria uma nova era um novo tempo na política e nahistória do Brasil. Com respaldo na classe média e com apoio militar Getúlio Vargas assume o poder do país pondo fim à chamada “república velha” e a política café com leite (revezamento do poder nacional entre governates de São Paulo, maior produtorer de café, e Minas gerais, maiores produtores de leite) até então, as duas grandes forças políticas predominates. Começaria então o periododenominado de á Era Vargas.
Um dos primeiros atos de vargas em 1930 foi criar o ministerio do trabalho que viria proteger e estabelecer as as relaçaoes de trabalho e Estado.Começaria ai a forte relaçao do então chefe do governo provisorio e o trabalho, que mais tarde viria a ser denominada de “trabalhismo”.Logo depois o governo provisorio estabeleceria a “Lei dos 2/3” lei que favorecia otrabalhador brasileiro . Segundo Angela de Castro Gomes (2002, p.23) “presença do Estado regulamentando e fiscalizando as relaçaoes entre capital e trabalho no país. (idem)“Lei dos 2/3 que exigia que todos as empresas tivessem 2/3 de trabalhadores nacinais”.Num processo de organiaçao social o governo vai estabelecer que as associaçaoes deveriam se transformarem em sindicatos e assim passarem a serreconhecidos pelo governo e gosar de beneficios do mesmo.Percebe se nesse momento uma grande aproximaçao do Estado e os trabalhadores .Em 1932 o governo provisorio vai institucionar a carteira de trabalho o que viria a ser mais uma grande conquista para a classe trabalhadora .Dessa forma seria possível para o governo reconhecer as profissaoes que poderiam existir legalmente assim como o trabalhadorter acesso as leis e recorrer aos orgaos existentes do governo.
Entre o periodo entre 1932 e 1934 o governo de Vargas vai se caracterizar pela criaçao das leis trabalhistas como : a regulamentaçao do horario de trabalho ,regulamentaçao das leis de trabalho para as mulheres e menores ,ferias extensao dos beneficios da estabilidade pensaoes e aposentadorias alem ainda da instalaçaoda justiça de trabalho orgao especilizado em realizar acordos entre sujeitos.Ja e possivel observarmos um avanço constante da classe tarbalhadora e mesmo com a instalaçao de um governo autoritario como o do Estado novo 1937 onde os direitos civis e politicos dos cidadoes serao suspensos de acordo com

(idem) (2002,p.33)”Contudo nao foi o que ocorreu com os direitos sociais e especialmente comos direitos do trabalho que continuaram a ser implementados e muito propagados.”

E é nesse momento que e possivel observar o crescimento das relaçaoes entre trabalhadores e Estado se intensificando cada vez mais. Momento que vai começando a surgir o termo “trabalhismo “ associado a figura do presidente Vargas.
No de 1939 o governo vai criar a (dip) Departamento de Imprensa ePropaganda além de fazer propaganda para o governo tambem tinha um papel importante o de levar aos trabalhadores informaçaoes referente aos seus direitos as leis trabalhistas anunciva novas medidas e e esclarecia duvidas essse programa de radio criava um importante elo entre o governo e os trabalhadores.O povo escrevia cartas ao presidente falando de suas necessidades fazendo cobrança e ate...
tracking img