Projeto seminario: 2 governo vargas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]



INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ELVIRA DAYRELL
NAP- NÚCLEO DE ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO
DISCIPLINA DE MÉTODOS E TÉCNICAS DA PESQUISA CIENTÍFICA













O segundo governo Vargas, 1951- 1954


















Nome do Aluno:
Curso: Licenciatura em História



___________________________________________
Assinatura do Orientador


Data:26/03/2011
1- Apresentação e Justificativa


Getúlio Vargas uma das figuras políticas mais importantes da História do Brasil assumiu o poder em 1930, após comandar a Revolução de 1930, que derrubou o governo de Washington Luís. Seus quinze anos de governo seguintes caracterizaram-se pelo nacionalismo e populismo.
Getúlio Dornelles Vargas (19/4/1882 - 24/8/1954) governou o Brasil,durante dois mandatos. De origem gaúcha (nasceu na cidade de São Borja), Vargas foi presidente do Brasil entre os anos de 1930 a 1945 e de 1951 a 1954. Entre 1937 e 1945 instalou a fase de ditadura, o chamado Estado Novo.
Este projeto terá como base de estudo o segundo mandato de Getulio Vargas que foi de 1951 a 1954, quando voltou ao poder através de eleições democráticas. Getúlio tomou posse napresidência da república, em 31 de janeiro de 1951, no Palácio do Catete, sucedendo o presidente Eurico Gaspar Dutra. O seu mandato presidencial deveria estender-se até 31 de janeiro de 1956.
Neste governo continuou com uma política nacionalista. Entre as principais medidas por ele tomadas, podemos destacar a criação de duas grandes estatais do setor energético: a Petrobrás, que viria acontrolar toda atividade de prospecção e refino de petróleo no país; e a Eletrobrás, empresa responsável pela geração e distribuição de energia elétrica, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE), a fim de incentivar a indústria nacional. No plano trabalhista, procurou compensar os trabalhadores, grandemente afetados pelo processo inflacionário, dobrando o valor do salário mínimo, a 1° demaio de 1954. Com isso, conquistou o apoio da classe trabalhadora. Era chamado pelos seus simpatizantes de "o pai dos pobres“, enfatizando o fato de ter criado muitas das leis sociais e trabalhistas brasileiras.
Todas essas medidas tinham forte tendência nacionalista e foram recebidas com tamanho desagrado pelas elites e setores do oficialato nacional. Entre os principais críticos do governo,estava Carlos Lacerda, membro da UDN, que por meio dos órgãos de imprensa acusava o governo de promover a “esquerdização” do Brasil e praticar corrupção política. Essa rixa entre Vargas e Lacerda, ganhou as páginas dos jornais quando, em agosto de 1954, Carlos Lacerda escapou de um atentado promovido por Gregório Fortunato, guarda pessoal do presidente.
A polêmica sob o envolvimento de Vargasno episódio serviu de justificativa para que as forças oposicionistas exigissem a renúncia do presidente. Mediante a pressão política estabelecida contra si em agosto de 1954, Vargas suicidou-se no Palácio do Catete com um tiro no peito. Deixou uma carta testamento por ele escrita denunciando sua derrota perante “grupos nacionais e internacionais” que desprezavam a sua luta pelo “povo e,principalmente, os humildes”. Deixou tambem uma frase que entrou para a história: "Deixo a vida para entrar na História."  Até hoje o suicídio de Vargas gera polêmicas. O que sabemos é que seus últimos dias de governo foram marcados por forte pressão política por parte da imprensa e dos militares. A situação econômica do país não era positiva a que gerava muito descontentamento entre a população.“Depois dessa atitude trágica, a população entrou em grande comoção. Vargas passou a ser celebrado como um herói nacional que teve sua vida ceifada por forças superiores à sua luta popular”.


Vargas foi um presidente marcado pelo investimento no Brasil. Além de criar obras de infra-estrutura e desenvolver o parque industrial brasileiro, tomou medidas favoráveis aos trabalhadores. Foi na...
tracking img