Segunda Lei de Mendel

A segunda lei, a da segregação, demonstra que os fatores hereditários (genes) constituem unidades independentes que passam de uma geração para outra sem sofrer nenhumaalteração. Quando se cruzam entre si os descendentes obtidos do cruzamento entre duas linhagens puras, observa-se que o caráter que não se manifestou -- recessivo -- fica patente na segunda geração, naproporção de um quarto da descendência, enquanto o caráter dominante ocorre em três quartos dos descendentes. Portanto, cada par de genes que determinam certo caráter separa-se no processo de formação dascélulas reprodutoras e os fragmentos resultantes se combinam ao acaso.
O processo fica claro quando é representado num esquema gráfico. Chame-se A o gene dominante e a o recessivo.
Num cruzamentoentre descendentes do primeiro, ocorre uma nova transmissão de caracteres.
Por ser dominante, A se manifestará em três quartos dos descendentes (basta que esteja presente um só gene A), enquanto que,para que a se manifeste, o indivíduo deve ser portador de dois genes a, o que reduz substancialmente as possibilidades de que esse caráter apareça.
A terceira lei, a da transmissão independente,dispõe que cada caráter é herdado independentemente dos caracteres restantes. Para chegar a essa conclusão, Mendel cruzou plantas que diferiam em dois caracteres (diíbridos) e cujo genótipo era, porexemplo, AaBb. Quando se formaram as células reprodutoras, originaram-se quatro tipos distintos: AB, Ab, aB e ab, que se combinaram de todas as formas possíveis com os mesmos tipos do outro indivíduo:__________________________________
AB Ab aB ab
_________________________________________
AB AABB AABb AaBB AaBb
_________________________________________
Ab AAbB AAbb AabB Aabb_________________________________________
aB aABB aABb aaBB aaBb
_________________________________________
ab aAbB aAbb aabB aabb
_________________________________________

No total, obtêm-se 16 genótipos... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 05). Segunda lei de mendel. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Segunda-Lei-De-Mendel/22042.html

MLA

"Segunda lei de mendel" TrabalhosFeitos.com. 05 2011. 2011. 05 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Segunda-Lei-De-Mendel/22042.html>.

MLA 7

"Segunda lei de mendel." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2011. Web. 05 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Segunda-Lei-De-Mendel/22042.html>.

CHICAGO

"Segunda lei de mendel." TrabalhosFeitos.com. 05, 2011. Acessado 05, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Segunda-Lei-De-Mendel/22042.html.