Segunda guerra mundial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1157 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
3. Antecedentes

( Desde o fim da Primeira Guerra Mundial, Hitler tinha a obsessão de livrar a Alemanha da humilhação do Tratado de Versalhes.

( Este tratado foi imposto pela França, Inglaterra e Estados Unidos, em 1919, desmoralizando e levando a Alemanha a uma crise econômica.

( Este fato, associado a outros, levou a Europa à Segunda Guerra Mundial, a mais destrutiva da história, quedurou de 1939 a 1945.

( Morreram, nesta guerra, cerca de 40 milhões de pessoas, entre judeus, minorias étnicas, soldados e populações dos países envolvidos no conflito.

4. Causas

( A principal causa da guerra foi o Tratado de Versalhes. O povo alemão estava bem convencido de que suas dificuldades econômicas estavam ligadas a este tratado.

( Hitler, através do movimento nazista, canalizouo descontentamento dos alemães para a realização de seu plano, visando anular as imposições do tratado.

( Para isso, ele defendia a necessidade de conquistar novos territórios, o que era a base da ideologia do espaço vital, conhecida como lebesraum.

( De acordo com esta ideologia, era preciso realizar a integração das comunidades alemãs espalhadas pela Europa, como a Áustria e Dantzig.

(Além disso, ele considerava importante conquistar a Polônia e a Ucrânia, esta última uma região fértil que produzia trigo, manganês e outras matérias-primas.

5. A expansão

( O plano de expansão arquitetado por Hitler estava organizado segundo etapas bem calculadas. Em 1938, com apoio dos austríacos, anexou a Áustria à Alemanha.

( Em seguida, exigiu a integração das minorias germânicasque habitavam os Sudetos, região montanhosa da Tchecoslováquia.

( Em setembro de 1938, na Conferência de Berlim, os ingleses e franceses permitiram a anexação dos Sudetos, seguindo a política de apaziguamento, que consistia em tolerar algumas práticas para evitar conflitos.

( Em 20 de agosto de 1939, a Alemanha assinou um pacto de não-agressão com a União Soviética. Este pacto garantia que aUnião Soviética não ia interferir nos planos de Hitler.

( Em 1º de setembro de 1939, a Alemanha invadiu a Polônia. A Inglaterra e a França, aliadas da Polônia, declararam guerra à Alemanha. Estava iniciada a Segunda Guerra Mundial.

6. Os grupos envolvidos

( Em 1940, a Itália, que já formava com a Alemanha o eixo Roma-Berlim, entrou na guerra. Algum tempo depois, o Japão se aliou a estebloco, pois tinha objetivos imperialistas no oriente.

( A Inglaterra perdeu o apoio da França, quando esta foi invadida pelas tropas nazistas. Em 1941, diante do ataque japonês à base americana de Pearl Harbor, a Inglaterra recebeu o apoio dos Estados Unidos.

( Neste mesmo ano, Hitler invadiu o território da União Soviética. Desta forma, foi rompido o pacto de não-agressão e os soviéticosdeclararam guerra aos alemães.

( Estava formado, assim, os principais grupos envolvidos na Segunda Guerra Mundial: o eixo, composto por Alemanha, Itália e Japão; e os aliados, composto por Inglaterra, Estados Unidos e União Soviética.

7. A guerra na Europa

( A Alemanha registrou vitórias rápidas no início da guerra. Os generais utilizavam a técnica do Blitzkrieg, ou guerra relâmpago, queenvolvia ataques pela terra e pelo ar.

( Em pouco tempo, os nazistas ocuparam rapidamente a Bélgica, Holanda, Noruega, Dinamarca e parte da França. Em 1940, a França foi completamente dominada.

( Em agosto de 1940, o governou alemão começou ataques aéreos em massa contra a Inglaterra, no episódio conhecido como Batalha da Inglaterra.( A aviação inglesa, com o auxílio de radares, conseguiuresistir, causando enormes perdas à aviação alemã e levando Hitler a abandonar a ideia de invadir o território inglês.

( Derrotado na Inglaterra, Hitler passou a se concentrar no projeto de invadir a União Soviética. Ele achava que, com esta conquista, a Alemanha se transformaria em um império invencível.

8. A guerra no Pacífico

( Além das batalhas travadas no continente europeu, ocorreram...
tracking img