Segunda guerra mundial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1006 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2ª GUERRA MUNDIAL

Após a 1ª GUERRA MUNDIAL, o mundo encontrava-se em nações vencedoras (França, Inglaterra e E.U.A), e nações perdedoras (Alemanha). A Alemanha desfavorecida com o Tratado de Versalhes, inaugurou com o nazismo (raça ariana); uma política de agressão e militarização , Iniciando expansionismo.
A crise de 1929 que estourou nos E.U.A , fez com que vários paisescriassem uma política de protecionismo (barreiras alfandegárias); como forma de preservar seu mercados internos. Por outro lado a Alemanha e a Itália, vão emergir como potências capitalistas totalitárias em contraposição com as potências capitalistas de regimes democráticos .
Enquanto as potências do eixo (Alemanha, Itália e Japão) vão estabelecer uma política de agressão externa, ospaises tradicionais (França, Inglaterra e E.U.A), vão propor uma política de apaziguamento , essa luta entre a democracia e o autoritarismo é que irá marcar o início da 2ª GUERRA MUNDIAL
- As potências do Eixo vinha desde a década de 30 expandindo-se, porém com a invasão da Polônia ( setembro de 39), pelos nazistas e deflagra a guerra.
- Em 1937, o Japão declara guerra a China,invade a região da Manchúria (região nordeste da China, entre a Rússia e a Coréia)
- Porém o conflito tomou proporções mundiais quando em 1941 os japoneses atacam a base americana de Pearl Harbor, no Havaí, no Pacífico.Diante disto os E.U.A, declara guerra ao Japão e as demais potências do eixo.
Podemos estabelecer três fases para este confronto mundial.



1 ª fase (1939 –1942): invasão das potências do eixo sobre as nações democráticas como a Noruega, Holanda , Bélgica França e URSS.
- Na Ásia o Japão invade as Filipinas e as Índias Holandesas.
- A Itália invade o Egito e outras regiões africanas. Conquistas dos paises do Eixo sobre a Europa, Ásia e África.

2 ª fase (1942 – 1943): Avanço dos aliados, os E.U.A combatem os nazistas na Ásia, em 1943os Russos expulsam os Alemães do território soviético, os ingleses bombardeiam fábricas de armamentos alemães e estes começam a enfraquecer.

3ª fase ( 1944 – 1945): A data mais importante ficou chamada de “Dia D”( 6 de junho de 1944), quando as tropas dos aliados vão expulsar o alemães de Paris (frente ocidental) unido-se com os soldados russos (frente oriental), marchando em direção a Berlim,os alemães rendem-se .


Eixo (Alemanha, Itália e Japão)
Aliados (França, Inglaterra e E.U. A).

- 1944 os E.U.A invadem as ilhas sob o poder japonês, quebrando sua frota naval.
Em agosto de 1945 os E.U.A lançam duas bombas atômicas nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, fazendo com que o Japão se rendessem e dando fim a guerra.
Como conseqüências tivemosvários acordos e tratados feito.
- Conferência de Yalta (1945): Resultou ns criação da ONU (São Francisco, Organização das Nações Unidas) hoje com sede em Nova York, e tem como objetivo preservar a paz mundial e solucionar conflitos em qualquer parte do mundo.
- Conferencia de Potsdam (1945): Os mesmos líderes que reuniam-se em Yalta, decidem os destinos da Alemanha, que édividida em dois blocos. Socialistas e capitalistas.
- Saldo de 55 milhões de mortos
- 35 milhões de pessoas feridas
- Extermínio de 6 milhões de Judeus pelos Nazitas
- Inicio da Guerra Fria entre as Super Potências (E.U.A e URSS)


Surgimento do bloco Socialista e Capitalista

*Guerra Fria: Luta ideológica entre as Superpotêncisas, pela manutenção eexpansão de suas áreas de influência.
Ex:Vietnã- em Norte- Socialista
Sul- Capitalista
Coréia- em Norte- Socialista
Sul- Capitalista (1950-1953)
Cuba- Socialista (1959- Revolucionário Fidel Castro)
Alemanha- Muro de Berlim (Socialista e Capitalista).

China – Mão TSE Tung- Implantou socialismo China...
tracking img