Embriologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1528 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Embriologia

A embriologia é a ciência que trabalha a formação dos órgãos e sistemas de um animal, a partir de uma célula . Faz parte da biologia do desenvolvimento. O desenvolvimento embrionário dos animais inicia-se pela relação sexual, gerando o zigoto ou ovo, que passará por três fases sucessivamente: mórula, blástula e gástrula.
Conceito de segmentação ou clivagem:
Corresponde a divisãodo zigoto em um certo número de células denominadas de blastômeros. A segmentação termina com a formação de uma figura embrionária chamada de blástula . O tipo de segmentação é determinada pela quantidade de vitelo existente no zigoto. Sendo substância inerte, o vitelo, quando em grande quantidade, pode dificultar ou mesmo impedir a segmentação total do zigoto.
A célula-ovo (zigoto) sofresucessivas divisões originando células menores chamadas blastômeros. A divisão da célula-ovo até a formação dos blastômeros recebe o nome de clivagem.
O blastômero é a estrutura que resulta da divisão do ovo fertilizado, durante o desenvolvimento embrionário.
No seu caminho até ao útero, o ovo permanece livre nos líquidos da secreção tubária e uterina. Aqui não vai crescer, mas divide-se ativamentefazendo com que se diminuam o tamanho das células-filhas. Chama-se a este processo de clivagem, consistindo em sucessivas divisões mitóticas do zigoto, resultando num rápido aumento do número de células. As células-filhas originárias do ovo fecundado são denominadas blastômeros. Eles vão dar origem à mórula.
Fases da segmentação
 a) Mórula: Do latim morula, amora, refere-se à aparência doconjunto de células em conseqüência de sucessivas clivagens (parece uma amora). É um grupo de Blastômeros Agregados.
Em embriologia, a mórula é o primeiro estado de desenvolvimento do embrião dos animais, depois do zigoto começar a dividir-se para formar uma esfera com 64 células.
Nesta fase, a mórula começa a formar uma cavidade central cheia de líquido, denominada blastocele, e passa a chamar-seblástula.
b)  Blástula: Esfera oca onde a camada de células denominada blastoderma envolve a blastocele (cavidade).
A blastocele ou cavidade de segmentação é a região central da blástula, resultado de várias divisões mitóticas denominado segmentação ou clivagem. É o segundo estado de desenvolvimento do embrião dos animais. A blastocele é o resultado da secreção de líquido pelos blastômeros.Neurulação
faz parte da organogênese nos embriões vertebrados e inicia a formação do sistema neural, comitantemente à de outras estruturas importantes para a sustentação do embrião.Até a fase da gástrula,desenvolve-se principalmente o esboço do sistema digestório do animal.Já na fase subsequente,chamada de nêurula,inicia-se o desenvolvimento do sistema nervoso(Central e periférico[total]).Na formação danêurula, o ectoderma,situado ao longo da região dorsal do embrião,sofre uma invaginação e origina a placa neural.Essa estrutura levará à formação do tubo neural dorsal,que depois formará todo o sistema nervoso do animal. O teto do arquêntero forma dois novos conjuntos de células que originam o tecido mesoderma,forma-se uma cavidade denominada celoma.Ao longo do corpo do embrião observam-se blocosde tecido mesodérmico denominado somitos. Ao mesmo tempo, o tecido superior(teto) do arquêntero sofre invaginação e origina a notocorda,estrutura que realiza a sustentação do embrião.Nos animais protocordados,essa estrutura permanece a vida toda do animal;já nos vertebrados,é a substituição pela coluna vertebral. Diferentes porções do tubo neural formam-se através de processos diferentes, chamadosneurulação primária e secundária, em diferentes espécies.
* na neurulação primária, a placa neural dobra-se para dentro até as pontes entrarem em contacto e se fundirem.
* na neurulação secundária ,o tubo forma-se ao escavar o interior de um antecessor sólido.

Organogênese
Durante a organogênese, ocorrem divisões e especializações celulares. Os três folhetos embrionários dão...
tracking img