Segunda guerra mundial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1937 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O caminho para a guerra
A Segunda Guerra Mundial 1939-1945, resulta do choque entre os interesses das nações que dividiam o mercado internacional desde o fim da Primeira Guerra Mundial 1914-1918, e as pretensões do Estado alemão de conquistar o mundo. Envolve países de todos os continentes, com exceção de alguns europeus e latino-americanos. Consuma o aniquilamento do Terceiro Reich, de AdolfHitler 1889-1945, e o declínio das velhas nações da Europa, que passam a ter, pela primeira vez, o seu destino à mercê de países não-europeus, como os Estados Unidos e a União Soviética, por excelência, as superpotências emergentes no pós-guerra. Tudo isso a um preço elevadíssimo, o das perdas humanas, estimadas em quase 50 milhões de mortos, na maioria, civis.

Causas: A Primeira Guerra Mundialprepara a irrupção da Segunda Guerra Mundial. O período de entre guerras deve ser compreendido apenas como uma trégua. As humilhantes condições impostas à Alemanha, em 1918, propiciam o surgimento do nazismo em solo alemão. A ascensão de Adolf Hitler ao poder, em 1933, é sustentada pela exaltação ao nacionalismo e por propostas militaristas e expansionistas. Hitler deseja construir uma "novaordem", exigindo a participação alemã na exploração do mundo colonial, rico em matérias-primas, e até então repartido entre os vitoriosos do primeiro conflito mundial. O Fuhrer ambiciona também conquistar os mercados vizinhos da Europa Central para controlar o petróleo da Romênia e do Cáucaso, o carvão e o ferro da Sibéria e o trigo da Ucrânia. As potências ocidentais pressentem o perigo nazista, maspermitem o seu crescimento como forma de bloqueio à União Soviética, um ‘cordão sanitário’ contra o avanço do comunismo sobre a Europa.

Fragilidade da Liga das Nações

A liga das nações mostrou- se incapaz de manter a paz mundial. Sem a adesão de várias potências, a organização não conseguiu reunir a força política necessária para cumprir seu papel.
Assim, a Liga das Nações acabou sendocontrolada pelos representantes da Inglaterra e França, que foram os vencedores da Primeira Guerra, eles aproveitaram as condições favoráveis para fortalecer seus impérios coloniais.

Expansionismo das ditaduras
Durante a década de 1930, os governos totalitários da Alemanha e da Itália, com o regime militarista do Japão, buscaram um alto grau de disciplina social em seus países, dirigindo seusesforços para a recuperação econômica e o desenvolvimento militar.
O resultado não foi o esperado, pois exatamente a expansão contínua desses países colaborou para o inicio da guerra. Vejamos a sucessão dos acontecimentos.
• Expansão japonesa: desde a ultima década do século XIX, os governantes do Japão vinham expandindo seus domínios pela Ásia.
• Expansão italiana: em outubro de 1935, tropasitalianas iniciaram a invasão da Abssínia (Etiópia), no leste da África.
• Expansão alemã: o governo alemão liderado por Hitler, planejou a trajetória expansionista da Alemanha nazista.

ORGANIZANDO

1- As potências ficaram desoladas depois da guerra. A Alemanha ficou na miséria, e quis dar um troco na França que entre aspas, "tinha vencido a Primeira Guerra". Daí veio o movimento nazista, quequis trazer progresso para a Alemanha e vingança.A partir daí rolou muito sangue na Segunda Guerra Mundial.

2- A Alemanha rompeu completamente o Tratado de Versalhes que a proibia de investir na indústria bélica.Os países capitalistas acreditavam que feroz anticomunismo de Hitler seria conveniente, na medida em que atacavam diretamente o que eles mais temiam: o perigo soviético. Por issotambém, a ascensão do nazifascismo foi tolerada: parecia ''um mal menor''.

3- No caso o Japão, correu a ocupação da Indochina; a Itália, do Norte da África e a Alemanha, da Polônia; da Áustria; da Bélgica; da França.

4- O "anschluss" praticado pela Alemanha foi um dos motivos da segunda Guerra Mundial... Em 1936, quando Hitler começou a aparecer como líder alemão para o mundo, praticaram a...
tracking img