Segunda fase do modernismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2616 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
Resumo* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * 01
Introdução* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * 03
Segunda Fase do Modernismo- Prosa* * * * * * * * * * 05
Segunda fase do Modernismo- Poesia* * * * * * * * * 09
Conclusão* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * 12
Referências* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *13

2º FASE DOMODERNISMO BRASILEIRO
Na segunda geração, diferentemente da primeira, há a necessidade de estabelecer uma diferenciação entre prosa e poesia, visto que a produção poética e ficcional encerrou características distintas de um modo geral.
Contexto histórico:
* Crise de 1929: Quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque
* Crise cafeeira
Ascensão do Nazi fascismo
* Combate ao SocialismoCaracterísticas:
 O Brasil e o mundo viveram crises nas décadas de 1930 e 40, nesse momento a produção literária brasileira se destaca por colocar-se a serviço da análise crítica da realidade.
O quadro social, econômico e político em que o Brasil e no mundo no início da década de 1930 se encontravam exigia dos artistas uma nova postura diante da realidade, nova posição ideológica e viés crítico.
Na Poesia:A maioria dos poetas de 30 absorveram experiências de 22, como:
- a liberdade temática;
- o gosto da expressão atualizada ou inventiva;
Ela não precisou ser tão combativa quanto à de 22, devido ao encontro de uma linguagem poética modernista já estruturada. Na verdade, houve o aprimoramento, prosseguindo a tarefa de purificação de meios e formas direcionando e ampliando a temática dainquietação filosófica e religiosa, com Vinícius de Moraes, Jorge de Lima, Augusto Frederico Schmidt, Murilo Mendes, Carlos Drummond de Andrade.

Na prosa:
A prosa, por sua vez, alargava a sua área de interesse ao incluir preocupações novas de ordem política, social, econômica, humana e espiritual.
A piada foi sucedida pela gravidade de espírito, a seriedade da alma, propósitos e meios. Essa geraçãofoi grave, assumindo uma postura séria em relação ao mundo, por cujas dores, consideravam-se responsável. Também caracterizou o romance dessa época, o encontro do autor com seu povo, havendo uma busca do homem brasileiro em diversas regiões, tornando o regionalismo importante.
Destacam-se, na produção em prosa, os autores: Rachel de Queiroz; Jorge Amado; José Lins do Rego; Érico Verissimo;Graciliano Ramos;

Palavras chaves: Nordeste, seca, ciclo açucareiro (Prosa) amor, saudade, cotidiano (poesia)

Introdução
"Os camaradas não disseram que havia uma guerra
e era necessário
trazer fogo e alimento.”
(Carlos Drummond de Andrade).
Recebendo como herança todas as conquistas da geração de 1922, a segunda fase do Modernismo brasileiro se estende de 1930 a 1945.
Períodoextremamente rico tanto em termos de produção poética quanto de prosa reflete um conturbado momento histórico: no plano internacional, vive-se a depressão econômica, o avanço do nazi fascismo e a II Guerra Mundial; no plano interno, Getúlio Vargas ascende ao poder e se consolida como ditador, no Estado Novo. Assim, a par das pesquisas estéticas, o universo temático se amplia, incorporando preocupaçõesrelativas ao destino dos homens e ao "estar-no-mundo".
Em 1945, ano do fim da guerra, das explosões atômicas, da criação da ONU e, no plano nacional, da derrubada de Getúlio Vargas, abre-se um novo período na história literária do Brasil.
Essa fase foi rica na produção poética e, também, na prosa. O universo temático amplia-se com a preocupação dos artistas com o destino do Homem e noestar-no-mundo. Ao contrário da sua antecessora, foi construtiva. Não sendo uma sucessão brusca, as poesias das gerações de 22 e 30 foram contemporâneas. A maioria dos poetas de 30 absorveram experiências de 22, como a liberdade temática, o gosto da expressão atualizada ou inventiva, o verso livre e o antiacademicismo. Portanto, ela não precisou ser tão combativa quanto à de 22, devido ao encontro de uma...
tracking img