Modernismo fase segunda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (381 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Texto expositivo - A segunda fase do Modernismo no Brasil

O que é o Modernismo...
Contextualizando, porque ele aconteceu naquele momento no Brasil...
Características e representantesParágrafo final para conclusão
Frases curtas para melhor compreensão.
Título adequado (não kk )

A 2° fase do Modernismo no Brasil - Grupo 3

O Modernismo brasileiro foi um amplo movimento culturalque eclodiu fortemente na população, sobretudo na literatura e artes plásticas. Tinha como objetivo o rompimento com o tradicionalismo. Tem assimilações artísticas e culturais de vanguardas europeiascomo o cubismo e o futurismo.
A Segunda parte do Modernismo no Brasil ocorreu aproximadamente de 1930 a 1945, num quadro social de crise, quanto no país (depressão econômica causada pelas duas guerrasmundiais, crise cafeeira) quanto no mundo (quebra da bolsa de Nova Iorque desencadeando desempregos e outros problemas, nazi-fascismo, etc.).
A literatura sempre ou quase sempre procurou retratar arealidade nos romances, tanto criticando como analisando, então, nessa época, foi algo que ganhou muito mais força.
Os acontecimentos da época exigiam dos poetas uma nova postura e idealização. Umaestrutura mais construtiva e politizada. A consciência crítica estava presente, e mais do que tudo, os escritores da segunda geração consolidaram em suas obras questões sociais bastante graves: adesigualdade social, a vida cruel dos retirantes, os resquícios de escravidão, o coronelismo, apoiado na posse das terras - todos problemas sociopolíticos que se sobreporiam ao lado pitoresco das váriasregiões retratadas.
O romance focava o regionalismo, especialmente o Nordeste. Por vezes ressaltava os problemas do sertão, fome, miséria, e outras dificuldades na seca ou não.
A poesia ficou maismadura e solidificada. Houve a mistura do verso livre com formas tradicionais de compor poemas. É uma poesia de questionamento humano, do sentimento de estar no mundo, inquietação em diversos...
tracking img