Segunda atividade avaliativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1365 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
QUESTÃO 1

A partir da década de 1980 a educação brasileira apresenta necessidade de repensar e reorganizar o processo ensino e aprendizagem por meio de fundamentos referenciados por Jean Piaget. O quinto capítulo: Processo construtivista do livro Didática: processos de trabalho em sala de aula Negrão (2010) discorre sobre o enfoque de que a criança constrói seu próprioconhecimento denominado de processo construtivista. Diante disso redija um texto dissertativo de 15 a 20 linhas, explicando sobre a construção do conhecimento na criança relacionando com a educação escolar.

A construção do conhecimento humano explicitado por Piaget, e aqui, especificamente, a construção do ensino e aprendizagem escolar, requer que sejam explicados as bases científicas da EpistemologiaGenética de Piaget, que desenvolveu este estudo descobrindo e sempre estudando a origem e a natureza do conhecimento. Porém, devemos compreender que seus textos eram científicos e não educacionais. Sendo assim, para o processo construtivista, o ser humano é estruturado por meio de mecanismos próprios, os quais não são dependentes de fatores sociais porque são determinados, primeiramente, peloprocesso de equilibração que depende da maturação biológica, ou seja, do desenvolvimento já alcançado.
É sob esse ponto de vista que a proposta construtivista centra-se na interação do sujeito com o objeto, sendo que o conhecimento a ser aprendido se constitui em um elemento potencializador na desorganização das estruturas cognitivas desse sujeito. Portanto, o desenvolvimento é um processo que seefetiva independentemente da aprendizagem, porém, a aprendizagem é uma conseqüência do desenvolvimento e se beneficia dos avanços alcançados por ele.

QUESTÃO 2
“A avaliação, em sua nova dimensão pedagógica, relaciona-se diretamente ao processo de ensino e aprendizagem” (ALTOÉ; NUNES, 2010, p. 136). Considerando que a avaliação é um dos temas relevantes no âmbito escolar explique eexemplifique, usando no mínimo 08 linhas para cada um dos itens abaixo:
a) avaliação diagnóstica; (1,0 pontos)
b) avaliação formativa; (1,0 pontos)
c) avaliação somativa. (1,0 pontos)
Avaliação Diagnóstica
Esse modelo de avaliação é tido como necessário para o inicio de um curso ou do período letivo, pois diante da diversidade de saberes que se concentra em uma sala de aula o professor tem queverificar o conhecimento prévio dos alunos com a finalidade de constatar os pré-requisitos necessários de conhecimento ou habilidade imprescindíveis de que os alunos possuem para o preparo de novas aprendizagens.

Avaliação Formativa
É aquela com a função controladora, sendo realizada durante todo o decorrer do processo de aprendizagem, ou seja, durante todo o ano letivo, objetivando verificar se osalunos estão conseguindo atingir os objetivos previstos no Plano de Trabalho Docente. Sendo assim visa avaliar se o aluno domina gradativamente e hierarquicamente cada etapa da aprendizagem, antes de seguir para uma outra etapa. É com esta avaliação, a avaliação formativa que o educando toma conhecimento de seus erros e de seus acertos, encontrando estímulo para um estudo sistemático. É umaavaliação orientadora, pois orienta o estudo do aluno ao trabalho do professor, e também motivadora, pois evita as tensões causadas pelas avaliações.

Avaliação Somativa
Sua função básica é a classificação dos alunos, e sempre é realizada ao final do curso, ou do bimestre, ou do semestre, ou seja, ao final do processo, classificando os alunos de acordo com os níveis de aproveitamento previamenteestabelecidos. A classificação do aluno se processa através do seu rendimento alcançado, tendo como parâmetro os objetivos previstos. Esta objetiva avaliar de maneira geral o grau em que os resultados mais amplos tem sido alcançados ao longo e final de um curso.



QUADRO SÍNTESE DOS PROCESSOS: TRADICIONAL, ESCOLA NOVA, TECNICISTA, CONSTRUTIVISTA, SÓCIO-LIBERTADOR, HISTÓRICO-CULTURAL E...
tracking img