Engenharia e meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2062 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Campus Brasília

CURSO DE ENGENHARIA BÁsica








MODELOS DE ECOEFICIÊNCIA NA INDÚSTRIA












BRASÍLIA/DF: 13/11/2012
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
CURSO DE ENGENHARIA BÁSICA
4º SEMESTRE


MODELOS DE ECOEFICIÊNCIA NA INDÚSTRIA

















13/11/2012
RESUMO

O resumo será a última parte do trabalho a ser feita. Deverá considerar,resumidamente, o que foi descrito na justificativa, nas discussões e nas conclusões. Deve ser escrito em apenas um parágrafo, com espaçamento simples.
SUMÁRIO



1 – INTRODUÇÃO _____________________________________________________ 06
2 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA_________________________________________07
2.1 – a vOTORANTIM iNDUstrial (vid)___________________________________07
2.2 – ENERGIAE A PRODUÇÃO__________________________________________________07
2.3 – O USO CONSCIENTE DE MATÉRIAS-PRIMA_________________________________08
2.4 – OS RESÍDUOS____________________________________________________________09
3 – DISCUSSÕES ________________________________________________________________10
ÍNDICE DE TABELAS

Desconsiderar caso não haja.

JUSTIFICATIVA

A população mundialcresce exponencialmente enquanto os recursos naturais se mantém constantes. Isso nos leva a pensar como será o mundo em alguns anos. Teremos condições de manter o padrão de vida que temos hoje daqui a 50 anos? Teremos água, alimento e energia e para suprir as necessidades dessa população daqui a 50 anos?

Esse é o momento de repensarmos nossas atitudes e modo de consumo. Precisamos tomar medidassérias para evitar que o modo de vida que temos hoje prejudique as futuras gerações.

É pensando nesses novos padrões e atitudes que o conceito de Ecoeficiência ganha novas proporções e adeptos a cada dia.






INTRODUÇÃO


O uso demasiado de matérias-primas limitadas, o mau acondicionamento dos resíduos gerados nas fábricas, o uso excessivo de energia são algumas das falhasapresentada por uma imensa maioria de empresas, governos e cidadãos que parecem não notar que hábitos assim deterioram cada vez mais rápido os recursos e a capacidade do planeta se regenerar. Na contramão desses hábitos prejudiciais surge o conceito de Ecoeficiência, que tem como um de seus princípios o uso racional e eficiente dos recursos naturais. Com essa otimização no uso desses recursosseria cada vez menor a necessidade de retirar novos recursos do meio ambiente, reduzindo assim o impacto causado.

Algumas empresas começam a notar os benefícios de ser Sustentável nos dias de hoje e começam a adaptar os seus processos de desenvolvimento e fabricação a nova realidade e com isso começam a adotar o conceito de Ecoeficiência.




FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Ecoeficiência nasIndústrias Votorantim

O Grupo Votorantim foi criado a partir da compra de uma fábrica de tecidos pelo imigrante português Antônio Pereira Ignácio. Hoje esse grupo é um conglomerado empresarial que atua em vários ramos da economia. Desde a sua criação o grupo Votorantim sempre se destacou por sua visão e atuação no desenvolvimento sustentável de suas atividades.


Essa preocupação com odesenvolvimento sustentável que acompanha o grupo desde o começo do século 19 ganhou muito destaque dentro da empresa no início dos anos 2000. Várias iniciativas foram adotadas para tornar as empresas do grupo mais sustentáveis e com isso diminuir os impactos causados com a exploração do meio ambiente e suas matérias primas. Uma das medidas tomadas para garantir o desenvolvimento sustentável das empresasfoi a implementação de Comitês de Sustentabilidade, que tem como objetivo auxiliar as empresas do grupo nas tomada de decisão e colher dados a respeito das ações já tomadas.


O grupo Votorantim hoje atua em diversas áreas como a Indústria têxtil, a mineração, a produção de cimento e alumínio, a agroindústria, o setor financeiro, dentre outras atividades.



2.1 - A Votorantim...
tracking img