Resenha critica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (518 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Dançando na Escola
Isabel Marques
São Paulo: Cortez, 2007

Parâmetros Curriculares Nacionais e a dança:
Trabalhando com os temas transversais.

Introdução

O referente texto tem comoobjetivo suscitar no leitor a relevância da dança no campo do conhecimento e sua atuação como arte por profissionais da educação, pois a dança já está presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais(PCNS).

De acordo com Isabel Marques, que se mostra satisfeita em ver a dança contemplada pela primeira vez em documento nacional como linguagem específica de Arte, a escritora nos transmite que aprática da mesma como veículo de conhecimento é também uma prática transformadora se lavada para dentro das escolas como reflexão artístico-educativa tanto para os profissionais da área quanto para osalunos.
Este artigo dá ênfase a aspectos da dança como linguagem mas também a autora lança um breve ‘’desabafo’’ sobre a falta de profissionais qualificados para ensiná-la em nosso país. É, defato, de suma importância que haja uma reflexão sobre temas somente que dizem respeito aos aspectos que abordem diretamente a dança em si, seus repertórios, suas improvisações e composiçõescoreográficas contextualizadas e não somente como corpo em movimento, mas essencialmente enquanto arte.
Vivemos numa sociedade machista e preconceituosa onde dançar é ainda ‘’coisa de mulher’’, e‘’efeminação’’, ‘’homossexualismo’’, mas como cidadãos críticos podem, aos poucos, digamos assim, não transformar mudanças de pensamento nem de comportamentos adversos á dança de uma hora pra outra, mas temos odever e a capacidade de inseri-la levemente á nossa prática pedagógica cotidiana até que ela deixe de ser banalizada e torne-se um símbolo universal da pluralidade cultural.
A dança, portantorelaciona-se naturalmente á etnia, idade, classe social, etc., Contudo é de enorme valor a colocação de Isabel Marques enfatizando a participação dos indivíduos portadores de deficiência nos...
tracking img