Segredo e fim - resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (880 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Roberto Schultz, neste seu primeiro romance, é influenciado pela experiência que adquiriu escrevendo contos. Advogado, natural de Porto Alegre, criou no Brasil a expressão Direito de Publicidade,sendo o autor do único livro sobre o tema (O Publicitário Legal, Editora Qualitymark, 2005). Ex-Professor universitário da cadeira de Ética e Legislação em cursos de Propaganda e de Comunicação Digital,publicou outros cinco livros. Nesta obra, o autor manifesta a influência que adquiriu de Rubem Fonseca.
A obra Segredo e Fim, de Roberto Schultz, conta a história de um amor clandestino entre umamulher casada e com uma filha de aproximadamente dois anos, Lis, e um homem solteiro, Herbert, que se apaixonaram em um estacionamento da capital gaúcha em 1966.
Com o pretexto de estar fazendo umcurso, Lis encontra-se com Herbert frequentemente e geralmente em hotéis precários do interior da região metropolitana de Porto Alegre, haja vista que hotéis em melhores condições exigiam a apresentaçãode documentos e assinaturas e preenchimentos de formulários. Apesar de considerar o marido bonito, bom pai, paciente e trabalhador, o romance que desenvolve ao lado de Herbert é superior ao carinhoque sente pelo marido. No entanto, em decorrência do amor que sente pela filha e da moral da época, o casamento é mantido, inclusive com todas as obrigações que lhe cabiam como esposa.
Durante oromance, Herbert não aceitava que Lis fosse feliz longe dele, exceto quando se tratasse da filha, Liciane, pois ele não era feliz longe dela. Para Herbert, Lis não deveria ser movida a diversões e muitomenos a felicidades alheias, dada a barreira entre ambos. Ele queria sua atenção permanente. Lis, no entanto, longe de Herbert, não aceitava ter que ser infeliz quando está com os amigos ou em festas;ri e se diverte, esquece-se temporariamente dele. Além disso, Herbert era romântico, não lhe bastava uma palavra de amor dita em voz baixa, um olhar delicado, um roçar discreto de mãos em um lugar...
tracking img