Segredo do rosario de nossa senhora do carmo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (466 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Origem do Carmelo

Segundo a tradição os carmelitas tiveram sua origem nos profetas Elias e Eliseu e seus seguidores, foram continuados depois pelos filhos dos profetas - instituição surgida naépoca do profeta Samuel e mais tarde pelos essênios. Já na era cristã, pelos ermitães que povoavam o Monte Carmelo (+ ou – no ano 83).

Uma capela foi construída em honra a Nossa Senhora no MonteCarmelo por esses ermitães. Em 1185 um monge grego chamado João Focas foi visitar o monte Carmelo e lá encontrou com São Bertoldo com mais cerca de dez eremitas que com ele viviam junto à gruta do ProfetaElias, ao morrer São Bertoldo (1208), Brocardo, passou a dirigir o grupo pedindo ao patriarca de Jerusalém, Santo Alberto de Vercelli (1214), que compusesse uma regra para a Ordem.

Em meados doséculo XIII por causa dos ataques mulçumanos, os eremitas tiveram que abandonar várias vezes o Monte Carmelo, até que em 1291, enquanto cantavam a Salve Regina, foram martirizados e seu convento queimado.Mas a ordem subsistiu, pois muitos dos monges eram europeus e havia fundações em vários locais da Europa, Espanha, Inglaterra, etc.

Origem do Escapulário

Latim: scapulae = ombros
No século VIcom São Bento o Escapulário era constituído por uma faixa em forma de cruz posta sobre o peito e costas para auxiliar o ajuste do hábito nos afazeres.

Um século mais tarde, mudou de significado,tornou-se uma espécie de capuz alongado que protegia a testa e os ombros da chuva, frio e neve.

Em 821 essa peça já descia até os joelhos, depois descendo até os pés (1200). A imposição nas formas deprofissão monástica se deu gradualmente sendo hoje parte integrante de quase todos os hábitos religiosos.

Ordem Terceiras e Oblatos – Com o tempo as ordens masculinas foram se desdobrando surgindoos ramos femininos (Ordem Segunda) e de leigos (Terceira ou Oblatos), esses “irmãos” recebiam um hábito mais simples, que usavam continuamente ou, nos domingos e festas. No início não se encontra...
tracking img