Barroco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (975 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aleijadinho

Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, foi um escultor, entalhador, Com um estilo relacionado ao barroco eespecialmente ao rococó, ,é considerado o maior expoente da arte colonial em Minas Gerais, nasceu em Vila Rica no ano de 1730, Era filho de uma escrava com um mestre-de-obras português, Iniciou suavida artística ainda na infância, Por volta de 40 anos de idade começa a desenvolver uma doença degenerativa nas articulações. Não se sabe exatamente qual foi à doença, mas provavelmente pode ter sidohanseníase ou alguma doença reumática. Aos poucos, foi perdendo os movimentos dos pés e mãos. Pedia a um ajudante para amarrar as ferramentas em seus punhos para poder esculpir e entalhar. Demonstra umesforço fora do comum para continuar com sua arte. Mesmo com todas as limitações, continua trabalhando na construção de igrejas e altares nas cidades de Minas Gerais.
 O Aleijadinho tinha mais desessenta anos quando, em Congonhas do Campo, realizou suas obras-primas: as estátuas em pedra-sabão dos 12 profetas (1800-1805), no adro da igreja, e as 66 figuras em cedro que compõem os passos da ViaCrucis (1796), no espaço do santuário de Nosso Senhor Bom Jesus de Matosinhos.
Morreu pobre, doente e abandonado na cidade de Ouro Preto no ano de 1814 (ano provável). O conjunto de sua obra foireconhecido como importante muitos anos depois. Atualmente, Aleijadinho é considerado o mais importante artista plástico do barroco mineiro.
Características da escultura de Aleijadinho:
 * Olhosespaçados
 * Nariz reto e alongado
 * Lábios entreabertos
 * Queixo pontiagudo
 * Pescoço alongado em forma de V

PRINCIPAIS OBRAS DO ALEIJADINHO
Em Ouro Preto:
· Igreja deSão Francisco de Assis (risco geral, risco e esculturas da portada, risco da tribuna do altar-mor e dos altares laterais, esculturas dos púlpitos, do barrete, do retábulo e da capela-mor);

·...
tracking img