Barroco

Páginas: 4 (975 palavras) Publicado: 23 de março de 2012
Aleijadinho

Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, foi um escultor, entalhador, Com um estilo relacionado ao barroco eespecialmente ao rococó, ,é considerado o maior expoente da arte colonial em Minas Gerais, nasceu em Vila Rica no ano de 1730, Era filho de uma escrava com um mestre-de-obras português, Iniciou suavida artística ainda na infância, Por volta de 40 anos de idade começa a desenvolver uma doença degenerativa nas articulações. Não se sabe exatamente qual foi à doença, mas provavelmente pode ter sidohanseníase ou alguma doença reumática. Aos poucos, foi perdendo os movimentos dos pés e mãos. Pedia a um ajudante para amarrar as ferramentas em seus punhos para poder esculpir e entalhar. Demonstra umesforço fora do comum para continuar com sua arte. Mesmo com todas as limitações, continua trabalhando na construção de igrejas e altares nas cidades de Minas Gerais.
 O Aleijadinho tinha mais desessenta anos quando, em Congonhas do Campo, realizou suas obras-primas: as estátuas em pedra-sabão dos 12 profetas (1800-1805), no adro da igreja, e as 66 figuras em cedro que compõem os passos da ViaCrucis (1796), no espaço do santuário de Nosso Senhor Bom Jesus de Matosinhos.
Morreu pobre, doente e abandonado na cidade de Ouro Preto no ano de 1814 (ano provável). O conjunto de sua obra foireconhecido como importante muitos anos depois. Atualmente, Aleijadinho é considerado o mais importante artista plástico do barroco mineiro.
Características da escultura de Aleijadinho:
 * Olhosespaçados
 * Nariz reto e alongado
 * Lábios entreabertos
 * Queixo pontiagudo
 * Pescoço alongado em forma de V

PRINCIPAIS OBRAS DO ALEIJADINHO
Em Ouro Preto:
· Igreja deSão Francisco de Assis (risco geral, risco e esculturas da portada, risco da tribuna do altar-mor e dos altares laterais, esculturas dos púlpitos, do barrete, do retábulo e da capela-mor);

·...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Barroco
  • Barroco
  • BARROCO
  • barroco
  • barroco
  • Barroco
  • Barroco
  • Barroco

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!