Sedimentologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1062 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório de Sedimentologia

Aula de Campo Litoral Leste

Prof. Satander

Marcus Vinicius de Abreu Ávila – 0309333
Oceanografia 2009.1
Fortaleza, 05 de maio de 2010.

Objetivos e Considerações gerais

O objetivo principal da aula de campo foi conhecer os ambientes deposicionais e a morfologia do litoral leste de uma forma prática, tendo contato com o ambiente propriamente dito. Foramrealizadas amostragens dos sedimentos e observação dos diferentes tipos de ambientes deposicionais encontrados no nosso litoral leste.
Itinerário:
(20/04)
- Barra Velha – Estuário do Rio Choró / Caponga (Cascavel);
- Morro Branco (Beberibe);
- Reserva Legal de Gamboa – Parajuru (Beberibe);
(21/04)
- Praia de Peroba (Icapuí);
- Praia de Tremembé (Icapuí);
- Ponta Grossa (Icapuí);(22/04)
- Lagoa do Mato (Aracati);

1º dia – (20/04)

- Barra Velha – Estuário do rio Choró / Caponga (Cascavel)
Foi observado que o rio Choró está com o seu fluxo reduzido, ou seja, perdeu sua competência, devido ao assoreamento dele, impedindo o fluxo de sedimento do rio para o mar, causado pela construção de barragens, sedimentação das dunas e pela presença de carcinicultura na região.
Foramobservados também na zona de praia do estuário do rio Choró a presença de Beach Rocks (Rochas de Praia), formadas no período quaternário que mostram o nível de praia antigo, são formadas abaixo da superfície. A água do rio por ser mais ácida dissolve o carbonato fazendo com que ele precipite formando o CaCO3, dando origem a esse material.
Beach Rocks – Caponga / Cascavel - CE
- MorroBranco (Beberibe)
Na praia de Morro Branco podemos observar a Formação Barreira, que possui origem continental, através de aporte fluvial e eólico. Algumas partes possuem coloração avermelhada devido a presença de óxidos de ferro, efeito que a sedimentação marinha não produz por conta da não exposição ao oxigênio.
Observamos, também, a plataforma de abrasão localizada entre o mar e a FormaçãoBarreira, ela é formada através da erosão da base da falésia onde o material que fica é conhecido como plataforma de abrasão, diferentemente da rocha de praia que é formado através da sedimentação.
Foram observadas marmitas, que são buracos arredondados formados na plataforma de abrasão devido ao movimento dos seixos dentro dela.
Outra observação feita foi que através das subidas e descidas damaré, a variação forma uma bateia, ocorre a separação dos materiais grossos dos finos, que retornam, se aglomeram e formam manchas pretas que podem ser matéria orgânica (fosco) ou minerais pesados (brilhoso).
Falésias de Morro Branco / Beberibe – CE
- Reserva Legal de Gamboa / Parajuru / Beberibe CE
Foi observado na praia da gamboa, principalmente por existir a desembocadura de um rio, a formaçãode um leque, banco de areia, pelo fato do rio não vencer a corrente de deriva litorânea.
Foi, também, observado que a berma é influenciada pela maré alta e depende da estação do ano.
Pelotas de argila foram encontradas no estuário do rio, formadas a partir de um aglomerado de argila que vai sofrendo erosão marinha e também ficam achatada.

Praia de Gamboa - Parajuru

2º dia (21/04)
- Praiade Peroba / Icapuí – CE
Foi observada a presença da Formação Açu, proveniente de dunas vermelhas, material continental e possui sistema de deposição fluvial semelhante à formação barreira porem mais antigas. Possui diferentes tipos de sedimentos e fazem parte da bacia Potiguar.

Formação Açu – Praia de Peroba
- Planície de Icapuí
Observamos a falésia morta ao final da planície de Icapuí quepossui aproximadamente 3 km que demarca a área que já fez parte da plataforma continental do Ceará. São formadas no pleistoceno, possuem a presença de espigões devido à corrente de deriva litorânea possuir o sentido de leste para oeste, existe muito a presença de zonas úmidas, entre cristas, presenças de antigas salinas foram observadas também.

Planície de Icapuí
- Praia de Tremembé / Icapuí...
tracking img