Seculo xix

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (2000 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PALMAS
CURSO: PEDAGOGIA / PARFOR TURMA: 05
DISCIPLINA: História da Educação da Pedagogia
DOCENTE: Jocyléia Santana

                    

SÉCULO XIX: a educação nacional

Maria da Cruz Pereira da Silva

Palmas - To, 2012

INTRODUÇÃO

O século XIX ficou marcado, nas regiões do mundo em que a industrialização se firmou,pelo fenômeno da urbanização acelerada, que criou forte expectativa com respeito à educação, porque a complexidade do trabalho exigia melhor qualificação da mão de obra.
A educação passou assim de um caráter mais geral e universal para uma formação cívica. O Estado assumia cada vez mais o encargo da escolarização.  Houve esforço para ampliar a rede escolar com grande atenção voltada para escolaelementar, o surgimento da pré-escola, mas também com ampliação da rede secundária e superior.  O ensino secundário manteve a dualidade de ensino pelo ensino para a burguesia que buscava estudar no ensino superior, e ensino técnico para o trabalhador da indústria.
No ensino superior, as escolas politécnicas foram criadas para atender às necessidades decorrentes do avanço tecnológico.  O interessetambém se voltou para escolas de formação de professores, de preparação para o magistério.  A metodologia de ensino assume forma mais rigorosa em função da consolidação das novas ciências humanas, sobretudo da psicologia.

SECULO XIX: A educação nacional

Este período histórico foi determinado pelas transformações ocorridas no século XVIII desencadeadas a partir da Revolução Francesa (1789)e da Revolução Industrial iniciada na Inglaterra, que abriram o caminho para o avanço do capitalismo para outros países. No início do século XIX, a hegemonia mundial inglesa na área econômica amplia-se com a conquista de novos mercados. A França, por outro lado, sob o comando de Napoleão Bonaparte, passava a lutar pelo domínio de outros países, inclusive Portugal. Em 1808, a família realportuguesa transferiu-se para o Brasil, para fugir do ataque francês. A presença da corte portuguesa no Brasil, com todo o seu aparato, propiciou o desencadeamento de transformações na Colônia. Neste processo, foram abertos os portos brasileiros ao comércio exterior acabando com o monopólio português. Para suprir as carências oriundas do longo período colonial foram criadas várias instituições de ensinosuperior,

Após três séculos de domínio político e exploração econômica do Brasil por parte de Portugal, que manteve durante todo o período colonial uma posição parasitária em relação à produção brasileira, com o novo contexto da economia mundial, de expansão do capitalismo, que impunha uma nova postura dos países em relação à produção e a comercialização, já não era possível suportar domíniode Portugal, que onerava os produtos brasileiros na disputa por mercados e onerava a aquisição de mercadorias estrangeiras necessárias para o consumo interno no Brasil.

Diante do enfraquecimento econômico e político de Portugal e o contexto de contradição entre a política econômica portuguesa e a política econômica internacional ocorreu à conquista brasileira de sua autonomia política eeconômica. A Independência brasileira foi conquistada em 1822, com base em acordos políticos de interesse da classe dominante, composta da camada senhorial brasileira, que entrava em sintonia com o capitalismo europeu.
A Assembleia Constituinte e Legislativa instalada após a proclamação da Independência para legar nossa primeira Constituição, iniciou os trabalhos propondo uma legislação particularsobre a instrução, com o objetivo de organizar a educação nacional.
A Constituição outorgada em 1824, que durou todo o período imperial, destacava, com respeito à educação: “A instrução primária é gratuita para todos os cidadãos.” Para dar conta de gerar uma lei especifica para a instrução nacional, a Legislatura de 1826 promoveu muitos debates sobre a educação popular, considerada premente pelos...
tracking img