Secagem de graos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Secagem De Grãos

A secagem de produtos agrícolas é uma prática dos primórdios da civilização, quando não havia qualquer preocupação com a armazenagem, e a diminuição de umidades dos grãos ocorria no próprio campo. A secagem era feita em condições naturais do ambiente, ditadas principalmente pela energia solar incidente e o movimento do ar. Mais tarde, tentou-se controlar parcialmente ascondições de secagem, e esta passou a ser feita em fogões especiais ou salas aquecidas.
Entre a Primeira e Segunda Guerra , diversas unidades experimentais de secagem foram construídas. Nessa época, apenas algumas unidades comerciais estavam trabalhando e destinavam-se, basicamente, à secagem de frutas, vegetais e feno, além da secagem de sementes de milho.
Após a Segunda Guerra Mundial, tornaram-secomuns as grandes unidades comerciais de secagem, bem como grandes quantidades de grãos passaram a ser secas nas fazendas.
No Brasil, parte significativa da produção de grãos ainda é seca de forma primitiva, ou seja, secagem natural no campo por longos períodos. Os métodos utilizados para se processar a secagem de grãos são bastante diversos. Eles podem ser classificados da seguinte maneira:
A )Secagem Natural no campono terreioB) Secagem ArtificialEm baixas temperaturas Em altas temperaturas | |

A definição quanto ao uso do melhor método depende de diversos fatores, dentre eles, do nível de instrução tecnológica do produtor, do seu poder aquisitivo, do volume de produção, da velocidade de colheita e do fim a que se destinam os grãos.
Os grãos e sementes podem ser extremamenteduráveis, mas são também altamente perecíveis. Se forem colhidos em boas condições e subseqüentemente mantidos com baixos teores de umidade e baixa temperatura, eles podem reter seu poder de germinação e outras qualidades por longos períodos .
O objetivo de armazenamento adequada de grãos é manter a sua duração, as qualidades biológicas, químicas e físicas que os grãos possuem, imediatamente após acolheita. A operação de secagem é uma parte importante do processamento que antecede a armazenagem. Segundo Brooker et al. (1974), a qualidade dos grãos não pode ser melhorada durante o armazenamento. Grãos colhidos inadequadamente serão de qualidade baixa, não importando como são armazenados. Dois fatores afetam de modo especial a qualidade dos grãos: alto teor de umidade e colheita inadequada.Os principais agentes que causam redução da qualidade e diminuição da quantidade de produtos armazenados são os roedores, insetos, pássaros e fungos. A respiração pode, em menor escala, contribuir para a perda de matéria seca durante a armazenagem.
De acordo com estudos na universidade de Viçosa, Estado de Minas Gerais, a quantidade de grãos de milho perdidos por armazenagem, em fazendas noBrasil, foi estimada em 35 %. Nos Estados Unidos, onde condições de clima e facilidades de transporte e armazenagem são menos propicias ao desenvolvimento de insetos, as perdas causadas por esses agentes não são tão elevadas quanto no Brasil.
Somente há algumas décadas os fungos foram reconhecidos como os mais importantes causadores de danos às sementes. Os principais tipos de danos causados pelodesenvolvimento de mofos em grãos armazenados são: diminuição da percentagem de respiração, descoloração de parte ou de todo o grão, alterações biológicas, produção de toxinas que podem ser prejudiciais aos homens e animais e perda de peso.
As condições principais que influenciam no desenvolvimento de fungos em produtos armazenados são : teor de umidade dos grãos, temperatura, tempo de armazenagem,graus de infestação por fungo no campo, presença de material estranho e atividade de inseto e roedores.
O alto teor de umidade é o fator isolado mais importante no desenvolvimento do mofo. Os fungos não são afetados diretamente pelo teor de umidade do produto, mas pela umidade relativa de equilíbrio do ar interticial. ( Christensen e Kaufmann 1969 ).
Temperaturas elevadas também favorecem o...
tracking img