Memorial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2116 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MEMORIAL DESCRITIVO DE ESTÁGIO

INDISCIPLINA ESCOLAR

Rejane
Prof. Orientador ()
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia – Estágio I
19/05/2011

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho é referente ao Estágio I onde foram levantadas questões sobre a indisciplina no cotidiano escolar, pois o que temos visto na mídia e em nosso própriodia a dia é uma realidade triste onde demonstra-se que o professor está tendo seu papel em sala de aula menos valorizado pelos alunos e pelas próprias famílias. Ser professor nunca foi uma tarefa simples. Hoje, porém, novos elementos vieram tornar o trabalho docente ainda mais difícil. A disciplina parece ter se tornado particularmente problemática. Há uma convicção de que os estudantes estãocada vez mais indisciplinados e mal educados, agindo de maneira que interrompem o andamento da aula e consequentemente o aprendizado e rendimento da turma, algumas vezes com agressões verbais e físicas, furtos e destruição do mobiliário.
Buscando conceito de indisciplina pode-se encontrar: “todo ato ou dito contrário a disciplina que leva a desordem, a rebelião.” A questão da indisciplina jánão é mais tratada como uma simples desordem interna das escolas, mas como um grave problema social, uma vez que os atos de indisciplina ultrapassam seus próprios limites transformando-se em atos violentos acabam por envolver todo um contexto sociocultural podendo ou não, serem resolvidos.
Precisamos enfrentar a indisciplina, porém é preciso saber também que disciplina se deseja conquistar.Através de entrevistas e pesquisas com duas educadoras e alguns teóricos pude compreender melhor alguns possíveis motivos para que a indisciplina escolar aconteça.

2 As possíveis causas da Indisciplina Escolar

Disciplina não é obediência cega as regras, como um adestramento, mas um aprendizado ético para se saber fazer o que deve ser feito, independentemente da presença deoutros. A disciplina aliada a ética, gera confiança mútua nas pessoas.
1) Defina com suas palavras o que é disciplina:
Respeitar os limites, ser educado, quando o aluno responde de forma positiva e contribuindo de alguma forma com regras e combinações da turma ou escola.
Segundo TIBA (2006), disciplina não é a obediência cega às regras, como um adestramento, mas um aprendizado ético,para se saber fazer o que deve ser feito, independentemente da presença de outros.
2) Que fatores podem contribuir para uma criança tornar-se indisciplinada e/ou agressiva?
A ausência da família no cotidiano da criança, a falta de limites que lhe é passada, a falta de atenção, momentos de lazer e prazer com os pais ou responsáveis, entre outros, são fatos importantes e que comcerteza, contribuem para que a criança chegue na escola com revolta ou raiva e age de maneira imprópria na escola.
Segundo o autor e professor Içami Tiba, “muitos motivos podem levar um aluno a não se comportar de forma adequada em atividades que necessitem de uma integração funcional na escola.” Abaixo, relaciono os principais motivos:
• Distúrbios (perturbação da psique) ou transtornos(ligeira perturbação) dos alunos: 1 – “indisciplina ou próprio da adolescência?”: cada adolescência tem a sua própria história, e suas manifestações com as respectivas consequências relacionais podem variar conforme as etapas de desenvolvimento – cerebral e mental – e situações pelas quais está passando. Se pais e professores tivessem conhecimento do que se passa com seus filhos e alunos,provavelmente muitos conflitos deixariam de existir; 2 – “birras, mordidas, roubos e choros infantis”: algumas ações das crianças deveriam ser entendidas como reações as modificações que lhes são impostas decorrentes da mudança do contexto familiar para a escola; 3 – “síndrome da quinta série”: nesse momento, os meninos podem apresentar distrações, falta de concentração e dificuldade para compreender as...
tracking img