Sec. executivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1111 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O profissional Secretariado Executivo tornou-se um componente chave na empresa, por meio de uma postura gerencial em harmonia com as convergências do mercado atual, englobando gestão de pessoas, comunicação interpessoal e comportamento organizacional. Na área secretarial, o foco está em torno da transmissão de conhecimentos gerais, tendo como ponto fundamental a visão global e administrativa daorganização, pois, como assessores e articuladores administrativos, os profissionais de secretariado executivo devem estar preparados para a complexidade das suas perspectivas futuras.


Atualmente, o secretariado executivo busca alcançar os objetivos e as metas se preocupando não só com a produtividade e qualidade de seu trabalho, mas também desenvolvendo parcerias com a equipe e com oscolegas por meio do seu envolvimento com assuntos corporativos e seu posicionamento na organização como facilitadora e multiprofissional.


Há duas décadas, secretários executivos somente redigiam correspondências, datilografavam cartas com carbono e arquivavam as cópias destes documentos em pastas suspensas ou de plástico. Hoje, esses profissionais digitam os documentos em editores de textos esalvam todos em uma fração de segundos, utilizando o computador, não apenas como ferramenta de trabalho, mas como o principal meio de fornecer e receber informações.


A profissão de secretário passou por várias transformações desde seu nascimento, sendo inicialmente exercida por homens (escribas), no século IV a. C. e logo depois na Idade Média por monges. A mulher surge no mercado de trabalhonas revoluções comercial e industrial e após as duas grandes guerras mundiais, quando houve a escassez de mão de obra masculina no mercado. A mulher entra para o enredo dessa história por meio da simples coragem, da habilidade política e da sabedoria.


A profissão de Secretário Executivo foi reconhecida por intermédio da lei 7.377, de 30/09/1985, e ganha importância a cada nova atribuição que éconcedida a este profissional. Somente na década de 90, a profissional de secretariado corta seu vínculo com o gerente e vira um empreendedor capaz de produzir resultados, ampliando sua área de atuação e, nessa mesma época, surge o interesse do homem pela profissão, devido ao crescimento e reconhecimento da mesma pela sociedade e pelo mercado de trabalho.


O rápido avanço tecnológico dasúltimas décadas exige do secretário uma constante atualização e busca de conhecimentos necessários e fundamentais para tornar seu trabalho ágil, conseguindo, assim, mais tempo para desenvolver outras atividades.


O profissional que deseja tornar-se competitivo no mercado de trabalho não pode limitar-se apenas ao bom uso do computador. Precisa dominar todas as suas ferramentas e aprimorar-se nouso do Word, Excel, PowerPoint, edição de imagens, pesquisas avançadas na internet, fazer recortes de jornais eletrônicos, dentre outros.

O campo de atuação do profissional secretariado executivo está cada vez mais amplo. Os profissionais de secretariado podem atuar tanto em empresas públicas e privadas, como nas organizações de pequeno, médio e grande porte. Aos poucos, estes profissionaisconquistam seu espaço no mercado de trabalho e, finalmente, o mundo começa a enxergar o Secretariado Executivo com outros olhos.


Diante de um mercado competitivo, em que as informações e o conhecimento fazem parte do perfil de qualquer profissional, é necessário ter estratégia para enfrentar eventuais desafios. No entanto, surgem dúvidas com relação ao que fazer para se manter atualizado eacompanhar a velocidade das mudanças. Como administrar tantas informações? Vale investir em conhecimento já que as mudanças estão rápidas demais? O que se pode fazer para estar pronto para o mercado de trabalho?


Nesse contexto, o perfil do profissional vem evoluindo, envolvendo áreas como contabilidade, matemática financeira, mercado, psicologia e outras exigidas pelo constante desenvolvimento...
tracking img