Saude

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (503 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução
O presente trabalho buscará discutir pontos de semelhanças e diferenças entre as comissões internas de prevenção de acidentes, notadamente, com a utilização das Normas Regulamentadoras(NR 5, NR 18, NR 22, NR 29, NR 30 e NR 31).
Contudo, iniciamos nosso estudo através de uma argumentação crítica em torno do papel dessas comissões internas, dentro de uma visão mais ampla do atualquadro de acidentes de trabalho no Brasil.

2. A CIPA e suas diversas faces
Campos (2002, p. 229) alerta que embora a Norma Regulamentador NR – 5 apresentem vários aspectos do funcionamento daComissão Interna de Prevenção de Acidentes, ela não é suficiente para atender as diversas dinâmicas inerentes a esse importante instrumento de segurança do universo laboral. Internacionalmente, existemvários outros dispositivos que procuram trazer diretrizes mais específicas, ou nuançais que atendam as demandas condicionadas a uma atividade econômica. Campos (2002, p. 229) observa ainda que o pontocentral para o entendimento dessas questões deve partir do foco nos sistemas de gestão, notadamente: da qualidade (ISO 9000), de meio ambiente (ISO 14.000), de Segurança e Saúde Ocupacional (BS 8.800 –Norma Inglesa e Série 81.900 – Normas Espanholas), bem como os contratos coletivos de trabalho, ou acordos, ou convenções (comissão bipartites), entre trabalhadores e empregados, que podem ampliar eaperfeiçoar esse sistema.
Essa preocupação com as questões de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais no Brasil possui um marco temporal importante, a saber: o decreto-lei 7.036/44. SegundoSaliba (2004, p. 292), esse decreto instituiu a obrigatoriedade das empresas brasileiras criarem organismos internos, contribuindo assim para a formação de esforços de trabalhadores e de empregados embusca da prevenção de acidentes do trabalho. Especificamente em seu art. 82, o citado decreto-lei apresenta o nascedouro legal de nossas Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (SALIBA, 2004, p....
tracking img