Saude

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2808 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
de mama.

A SAÚDE DA MULHER COM ÊNFASE NA PREVENÇÃO DO CÂNCER
DE COLO DE ÚTERO

Maria Valdenilza de Oliveira Pereira 1
Eveline Menezes Caçote Barbosa 2
Sérvulo Casas Furtado 3

Resumo

O objetivo do estudo foi avaliar asaúde da mulher, no tocante a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de colo de útero. A metodologia utilizada foi pautada no método indutivo que pode levar o enfermeiro a perceber as diferentes maneiras de sua atuação, usando técnicas que ajudem na recuperação do paciente. Todas as informações foram obtidas através de livros, artigos, consultas em periódicos (revistas, boletins, jornais),consultas em bibliotecas e sites da internet. A pesquisa revelou que apesar da gratuidade, facilidade e rapidez na realização do exame Papanicolaou, o índice de morte de mulheres por câncer de colo de útero é muito alto, apresentado estatísticas de 4.800 vitimas fatais por ano e 18.430 novos casos. Portanto, o enfermeiro desempenha uma função chave na prevenção dessa doença, ajudando a cliente aevitar o aparecimento do câncer.

Palavras-chave: Enfermagem, HPV, preventivo.

Abstract

The objective of the study was to evaluate the woman's health, concerning prevention and precocious diagnosis of the cancer of uterus lap. The used methodology was ruled in the inductive method that it can take the nurse to notice the different ways of her performance, using techniques to help in thepatient's recovery. All of the information were obtained through books, goods, consultations in newspapers (magazines, bulletins, newspapers), consultations in libraries and sites of the internet. The research revealed that in spite of the gratuitousness, easiness and speed in the accomplishment of the exam Papanicolaou, the index of women's death for cancer of uterus lap is very loud, presentedstatistics of 4.800 sacrifice fatal a year and 18.430 new cases every year. Therefore, the nurse carries out a key function in the prevention of that disease, helping the customer to avoid the emergence of the cancer.

Keywords: Nursing, HPV, preventive.

____________________
1 Acadêmica do 8º período de Enfermagem da Faculdade Metropolitana de Manaus - FAMETRO. Manaus, Amazonas, Brasil. Fone:9153-9996.
2 Enfª., Esp., Profª. Faculdade Metropolitana de Manaus - FAMETRO. Manaus, Amazonas, Brasil.
3 Eng. Agr., D.Sc., Prof. Faculdade Metropolitana de Manaus - FAMETRO. Manaus, Amazonas, Brasil.

Introdução

O câncer de colo de útero é um câncer de células predominantes escamosas, o carcinoma é menos comum que outrora por causa da detecção precoce das alterações celulares, através doesfregaço de Papanicolaou, contudo ainda é o terceiro câncer reprodutivo feminino afetando a maioria das mulheres na contemporaneidade (LOPES, 2006).
De acordo com Otto (2002) existem mais de 100 tipos, embora poucos causem o câncer de colo de útero. O inicio precoce da atividade sexual e a diversidade de parceiros, podem facilitar a infecção, mas com a realização do exame preventivo pode-se evitar odesenvolvimento do vírus e quando detectado a tempo, tem-se chance de cura.
Na maioria dos casos, a evolução do câncer de colo de útero é lenta, passando por fases pré-clinicas detectáveis e curáveis. Esse tipo de câncer acomete, geralmente, os grupos com maior vulnerabilidade social, onde se concentram as maiores barreiras de acesso á rede de serviços paradetecção e tratamento precoce da doença, advindo de dificuldades econômicas, geográficas, insuficiência de serviços e questões culturais, como medo e preconceito dos companheiros (ZEFERINO, 2006).
De ante do exposto, surgem alguns questionamentos acerca das condições de vida das mulheres portadoras do câncer de colo de útero, pois a maior causa de infecção desse tipo de câncer é pelo Papiloma...
tracking img