Oralismo e bilinguismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (526 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Oralismo ou
Bilinguismo.

Escreva sua opinião sobre o filme.
Relate o que você pensa ser melhor para o surdo.
No futuro quando vocês estiverem em sala de aula com um aluno surdo, quais oscaminhos vocês querem trabalhar. Oralismo ou Bilinguismo.
R: Em minha opinião o filme deixa claro que o surdo depende não só da oralidade como também do bilinguismo. É preciso entender que o surdo temnecessidades básicas como qualquer outra pessoa, sendo assim a família precisa buscar compreender a língua de sinais para facilitar a comunicação.
É importante lembrar que toda a dificuldade na qualencontramos mediante a um desafio torna-se uma superação quando alcançada no futuro. Penso que seria importante trabalhar a oralidade seguida do bilinguismo, pois o deficiente auditivo sentir-se-iaincluso, seja na sala de aula, na família ou até mesmo pela sociedade.
Não há como negar a importância da língua de sinais no dia a dia dos surdos. Deveria partir do ministério da educação a preocupaçãode incluir nas escolas desde o ensino fundamental a disciplina de libras, mas a realidade é de fato bem diferente sendo a responsabilidade completamente do professor para incluí-lo.
BilinguismoO Bilinguismo no caso dos Surdos é um dos casos específicos de bilinguismo, gerido por conceitos específicos, relativos à deficiência auditiva, à língua e à cultura dos Surdos.
Em finais da década de1970, com base em conceitos sociológicos, filosóficos e políticos surgiu a "Proposta Bilíngue de Educação do Surdo". Essa proposta reconhece e baseia-se no fato de que o Surdo vive numa condição bilínguee bicultural, isto é, convive no dia a dia com duas línguas e duas culturas:
1. A língua gestual e cultura da comunidade surda do seu país;
2. A língua oral e cultura ouvinte de seu país.Oralismo
A oralização para o surdo, bem como a aprendizagem de sinais para o ouvinte que convive diretamente com ele, é uma tentativa de superar os limites e transpor barreiras na comunicação....
tracking img