Saude

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1019 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
A Qualidade do Atendimento
As equipes devem ter sensibilidade para compreenderem que a fragilidade do paciente enfraquece e adoece sua família, e que também acolhê-la significa um esforço adicional que muitos não querem, não agüentam, ou não sabem como fazer. Dependendo das identificações que podem surgir entre o profissional, o paciente e sua família, tornam-se freqüentes asatitudes defensivas de incompreensão, ou de mal entendidos na comunicação, que mais traumatizam do que ajudam.
Em nome da eficiência, às vezes, médicos e enfermeiros se colocam em um distanciamento pouco eficaz, aparentam dificuldade para se colocarem por inteiro. Possuem excelente capacidade para procedimentos técnicos, mas nem sempre para atitudes profissionais humanizadas, como se o atendimento daequipe médica e da enfermagem não pudesse incluir ternura e acolhimento aos sentimentos que afloram na vivência do choque provocado pela doença.
A subjetividade do profissional deve estar presente e acolher com ternura a busca desesperada de equilíbrio por parte do paciente e de sua família, quando negam a doença, busca curas alternativas ou, ao contrário, tentam ajudar com certa esperança,quando a doença é sentida como uma sentença de morte que anula qualquer expectativa.
Ao entrar no quarto do paciente, médicos e enfermeiros podem se envolver com intensas emoções, e perder a capacidade de acolhimento a partir do papel profissional; assumem atitudes como se fossem da família ou, ao contrário, nada os comove se protegem em uma assepsia que gera insegurança no paciente, e raiva nafamília.
A relação profissional-paciente é influenciada pela qualidade da equipe de saúde e o paciente é o grande beneficiado, pois encontra nela as “vitaminas” para o seu processo de cura.
A relação profissional de saúde & paciente: a palavra-chave é CONFIANÇA
Não há dúvidas de que, em qualquer especialidade, o profissional de saúde precisa transmitir confiança ao paciente. Porém, quandoesta relação envolve o tratamento de uma doença tão complexa ,a confiança se torna ainda mais importante. Ela ajuda a construir um diagnóstico e a acompanhar a adesão entre outras vantagens. A prática mostra o quanto uma relação de confiança pode auxiliar no tratamento: "Quando uma pessoa confia no profissional e vice-versa, consegue-se estabelecer um pacto mais harmonioso". Apostando assim em queum profissional de saúde consegue conhecer realmente o seu paciente quando há uma relação de confiança mútua.
Quando o profissional de saúde tem disponibilidade para ouvir o paciente, fica caracterizado maior interesse pela confiança e pela cura.
O desafio de respeitar o diferente
"O foco é o bem-estar daquele indivíduo". Um dos maiores desafios que o profissional de saúde enfrenta no cuidadocom o seu paciente: "Uma relação entre duas pessoas é uma troca constante de emoções, positivas e negativas. Logo, quando um profissional de saúde atende um paciente ,o contato vai além do nível técnico, envolvendo emoções que consciente ou inconscientemente o paciente traz naquele profissional",
Embora conversar abertamente com o profissional pareça simples, esta tarefa pode ser um obstáculopara os pacientes que passam pelo tratamento de algumas doenças. O profissional não deve esconder nada e fornecer informações claras e seguras, enquanto que o paciente deve saber como abordar suas dúvidas para que o profissional não se sinta pressionado ou pense que o paciente não confia nele. "O vínculo de confiança entre profissionais e pacientes é uma conquista diária, acontece de formagradativa.
 Relacionamento Enfermeiro-Paciente
Primeiramente a maior dificuldade no relacionamento com os doentes é o profissional de saúde, no caso o enfermeiro, é o de deixar transparecer seus problemas profissionais, muitas vezes descontando os nos pacientes com um relacionamento agressivo e frio.
Quando o enfermeiro não pratica esse relacionamento inadequado ele ainda pode...
tracking img