Saude mental do trabalhador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2612 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

A Saúde do Trabalhador constitui uma área da Saúde Pública que tem como objeto de estudo e intervenção as relações entre o trabalho e a saúde. Entre os determinantes da saúde do trabalhador estão compreendidos os condicionantes sociais, econômicos, tecnológicos e organizacionais responsáveis pelas condições de vida e os fatores de risco ocupacionais – físicos, químicos,biológicos, mecânicos e aqueles decorrentes da organização laboral – presentes nos processos de trabalho. Assim, as ações de saúde do trabalhador têm como foco as mudanças nos processos de trabalho que contemplem as relações saúde-trabalho em toda a sua complexidade (HELOANI, CAPITÃO, 2003).
Sendo importante dispensar atenção não somente às manifestações físicas de interferência na saúde do trabalhador, mastambém estar atento a todas as manifestações psíquicas que irão interferir na atividade laboral do mesmo.
A mente humana vem sendo estudada a séculos, e é muito mais complexa do que se pode imaginar, porém muitos estudiosos tentam entendê-la, pois é comum que um distúrbio funcional com repercussões importantes nas atividades cotidianas seja o primeiro sinal visível, e muitas vezes ignorado, dapresença de processos mórbidos nos indivíduos.
O conceito de saúde mental deve envolver o homem no seu todo biopsicossocial, o contexto social em que está inserido assim como a fase de desenvolvimento em que se encontra. Neste sentido, podemos considerar a saúde mental como um equilíbrio dinâmico que resulta da interação do indivíduo com seu meio interno e externo; as suas característicasorgânicas e os seus antecedentes pessoais e familiares (FONSECA, 1985).
Em uma abordagem à influência de fatores sociais na saúde mental, foi referido que a saúde mental deixou de ser a ausência de doença, problemas mentais e psíquicos, mas sim a percepção e consciência dos mesmos (URIBE VASCO et al, 1994).
O Exame Mínimo do Estado Mental (MEEM) é provavelmente o instrumento mais utilizadomundialmente, possuindo versões em diversas línguas e países, inclusive no Brasil. Este fornece informações sobre diferentes parâmetros cognitivos, contendo questões agrupadas em sete categorias, cada uma delas planejada com o objetivo de avaliar "funções" cognitivas específicas, sendo este utilizado como base para o desenvolvimento dessa pesquisa.
Portanto, o presente trabalho tem comoobjetivos avaliar as funções cognitivas dos servidores da Universidade Federal do Amapá, levando em conta os critérios do Mini Exame do Estado Mental (MEEM), relacionar o nível de comprometimento das funções cognitivas com o tipo e jornada de trabalho e analisar o quanto o comprometimento das funções cognitivas interferem na atividade laboral.

1.1 JUSTIFICATIVA

A nível laboral, vários estudostêm demonstrado que as condições em que se desempenha um trabalho, a oportunidade de controle, a adequação entre as exigências do cargo e as capacidades da pessoa que o desempenha, as relações interpessoais, a remuneração e a segurança física, entre outros, são fatores de relevo para o bem estar psicológico dos trabalhadores e para a sua saúde mental.
Levando em consideração que os trabalhadoresda Universidade Federal do Amapá se relacionam com acadêmicos de diferentes cursos, faixas etárias, exigências, resultando em uma gama de relações interpessoais que necessitam de constante adaptação, viu-se a necessidade de realizar uma avaliação das funções cognitivas desses profissionais que se deparam com diversas situações de conflitos diariamente, podendo o comprometimento dessas funçõesinterferir diretamente na realização de suas funções.
Esta pesquisa originou-se de um trabalho da disciplina enfermagem psiquiátrica, porém possui grande relevância tanto para os acadêmicos que a desenvolverão, pois será um desafio para os mesmos, para a academia, uma vez que será uma pesquisa que poderá servir de base para estudos posteriores e também para os trabalhadores que poderão ter uma...
tracking img