Saude meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (265 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade do Estado da Bahia – UNEB
Campus VII – Senhor do Bonfim
Departamento de Educação
Curso: enfermagem
Disciplina: : Meio Ambiente e Saúde
Docente: Rodrigo deQueiroz Oliveira
Discente: Neide Pachêco
FICHA

Relações entre saneamento, saúde pública e meio ambiente: elementos para formulação de um modelo deplanejamento em saneamento
Sérgio R. A. Soares; Ricardo S. Bernardes; Oscar de M. Cordeiro Netto. Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Faculdade de Tecnologia, Universidadede Brasília. Brasília, DF 70910-900, Brasil.
O campo do saber que é abordado no artigo versa sobre Meio Ambiente e Saúde Pública.
O autor traça um breve panorama históricode como as questões de saúde e meio ambiente foram incorporadas pelo setor de saneamento. Em seguida, faz-se uma análise dos marcos conceituais da relação saúde e saneamento e umasistematização, com base em levantamento bibliográfico, dos diversos efeitos, no meio ambiente e na saúde pública, da implementação de sistemas de água e esgotos em áreasurbanas. A partir dessas considerações,são propostos elementos para a construção de um modelo de planejamento em saneamento.
Discute a necessidade de se proceder a revisão técnica dalegislação, em face dos padrões de qualidade da água que se queria estabelecer.
Diante das considerações apresenta se uma sistematização dos efeitos positivos e negativosadvindos da implementação de sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário em áreas urbanas, com o objetivo de esclarecer as inter-relações entre saneamento, saúdepública e meio ambiente.
O artigo traz tabelas e mapas conceituais auxiliando a compreensão do tema e a proposta implícita; Apresenta fontes de dados confiáveis e seguras.
tracking img