Ensino e aprendizagem na perspectiva da pluralidade cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 1 (250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ensino e aprendizagem na perspectiva da pluralidade cultural

A pluralidade cultural propõe que sejam revistas e transformadas práticas arraigadas, inaceitáveis e inconstitucionais.Oferece oportunidades pedagogicamente muito interessantes, motivadoras que entrelaçam escola, comunidade local e sociedade. Valoriza as diversas culturas quês estão presentes no Brasil epropicia ao aluno a compreensão de seu próprio valor. Explicita os direitos da criança e do adolescente, exige do professor atitudes compatíveis com uma postura ética que valoriza adignidade, a justiça, a igualdade e a liberdade.
O multiculturalismo envolve questões de origem sexual, etnicidade, raça, diversidade e diferença cultural, que envolve estratégias dedesfamiliarização e uma narratologia crítica, bem como atitudes, discursos e políticas de descentração, em contextos sociais, políticos, educativos e culturais. Como corpo teórico questiona osconhecimentos produzidos e transmitidos pelas instituições escolares, evidenciando etnocentrismos e estereótipos criados pelos grupos sociais dominantes, silenciadores de outras visões demundo. Busca construir e conquistar espaços para que essas vozes se manifestem, recuperando histórias e desafiando a lógica dos discursos culturais hegemônicos.
* Ensinar pluralidadecultural ou viver pluralidade cultural?
A escola deve analisar suas relações e suas práticas, proporcionando que a temática da Pluralidade contribua para a construção de uma sociedadedemocrática. Num país como o nosso, é necessário que todos ensinem e vivam a pluralidade cultural. O multiculturalismo numa perspectiva crítica e de resistência pode contribuir paradesencadear e fortalecer ações articuladas a uma prática social cotidiana em defesa da diversidade cultural, da vida humana, acima de qualquer forma discriminatória, preconceituosa ou excludente.
tracking img