SAUDE DO TRABALHADOR

Páginas: 5 (1048 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2014
Saúde Do Trabalhador

Nas ultimas décadas, varias iniciativas da sociedade brasileira vem procurando consolidar avanços nas políticas públicas de atenção integral em Saúde do Trabalhador que inclui ações envolvendo assistência, promoção, vigilância e prevenção dos agravos relacionados ao trabalho. No entanto, são grandes os obstáculos à consolidação de programas e ações que poderiacontribuir de forma mais efetiva para a melhoria dos incadores nacionais, que colocam o país em situação critica quando comparado com nações socialmente mais desenvolvido.
Dados oficiais revelam que persistem em todo o mundo acidentes e doenças originadas nos processo de trabalho. Os dados nacionais e internacionais mostram a magnitude destes eventos para a Saúde Pública. Segundo a OrganizaçãoInternaciol do trabalho, ocorrem anualmente cerca de 270 milhões de acidentes do trabalho no mundo, sendo que 2 milhões deles são fatais e segundo a Organização Internacional do Trabalho o Brasil ocupa o 4º lugar no ranking mundial de acidentes fatais.
No ano de 2010, conforme dados da previdência Social, de um total de cerca de 720 mil acidentes, mais de 2.500 resultaram em mortos houve mais de15 mil afastamentos do trabalho por incapacidade permanente tais acidentes também acarretam em impacto orçamentário tendo sido gastos em 2010 cerca de R$ 11 bilhões para pagamentos de auxilio – doença e auxilio –acidente.
Sabe-se, no entanto que tais dados representam apenas uma parte do total dos acidentes efetivamente ocorridos, por excluírem agravos não registrados pelas empresas e osofrido por trabalhador setor informal, que segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) atingiram 37,4 % dos trabalhadores brasileiro em 2009.
Além de reconhecida subinotifição assiste-se ao aumento doas agravos e ao surgimento do novo perfil de morbidade em especial as lesões por esforços repetitivos (ler) e os problemas de saúde mental decorrentes da reestruturação daeconomia e da produção.
Pode-se afirmar que e nesta política real que se encontram os motivos para a manutenção da fragmentação das ações instituições que se acompanham do esvaziamento dos serviços e das políticas públicas na perspectiva da anulação do papel do estado provedor, e que dá origem a propostas fantasiosas por parte de seu aparato, como é o caso do compromisso Nacional para aperfeiçoaras condições de trabalho na cana-de-açúcar promovido pel gabinete da casa civil.
2.
Ações Publicas,o Papel do Estado na atenção integral Possibilidades de avanço na prevenção

É importante destacar que esta hegemonia política e ideológica tem sido capaz de envolver e convencer amplos setores da sociedade e do movimento social e sindical que outrora eram resistentes às propostasclaramente predatórias e finalmente exdudentes é nesta política real que se encontram os motivos para a manutenção da fragmentação das ações institucionais, que se acompanham do esvaziamento dos serviços e das políticas públicas na perspectiva da anulação do papel do Estado provido. Cujo objetivo é a melhoria nas condições de trabalho cria sistema privado de certificação pago pelas usinas, sem controlespúblicos do processo.
A política econômica e industrial, a própria política de saúde e os políticas sociais em geral. A política de desenvolvimento econômico e industrial, posta em pratica desde 1990, revitaliza com a perspectiva de dar prioridade ao trabalho saudável e emancipado da criatividade e das potencialidades humanas. O Estado, portanto, além de fanciador, é algumas vezes parceiroestratégico do capital privado.
O Estado regula os conflitos entre capital - trabalho de forma pouco afetiva, foi aprovado recentemente decreto presidencial que trata da política Nacional de Saúde e segurança no trabalho (Brasil, 2011). Sua omissão no tocante de fornecimento e à disponibilização dos dados e das informações epidemiológicas dos bancos de benefícios da Previdência Social, até...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A saúde do trabalhador
  • Saude do trabalhador
  • Saude do trabalhador
  • Saúde do trabalhador
  • Saúde do Trabalhador
  • Saude do trabalhador
  • Saúde do trabalhador
  • saude do trabalhador

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!